Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. Isaías 6:8

Cuidar dos jovens significa cuidar do futuro da igreja. Com o objetivo de ajudar seus amigos não muito espirituais, Luther Warren (de 14 anos) e Harry Fenner (de 17) organizaram, em 1879, na pequena igreja do interior em Hazelton, Michigan, a primeira sociedade adventista do sétimo dia de jovens. Outras sociedades semelhantes surgiram em diferentes partes dos Estados Unidos e em outros países.

Um evento crucial para a organização da obra em favor dos jovens adventistas foi a Convenção de Jovens e da Escola Sabatina realizada de 10 a 21 de julho de 1907 em Mount Vernon, Ohio. As palestras e o debate enfatizaram o engajamento da juventude na missão adventista ao mundo. Após cuidadoso estudo e muita deliberação, a convenção decidiu o seguinte: “Resolvido: que a organização dos jovens na Associação Geral, nas Uniões e Associações locais ficará conhecida como Departamento de Jovens Missionários Voluntários e que a organização nas igrejas locais receberá o nome de Sociedade de Jovens Missionários Voluntários Adventistas do Sétimo Dia.”

O presidente da Associação Geral, Arthur G. Daniells, que participou da convenção, observou que esse nome identificava: (1) o nome de nossa denominação, “adventistas do sétimo dia”; (2) o segmento da igreja envolvido, “sociedade de jovens” e (3) o propósito do departamento, “missionários voluntários”. Ao longo dos anos, os missionários voluntários, hoje conhecidos como jovens adventistas, se tornaram uma das forças mais dinâmicas de cuidado espiritual e evangelismo da igreja.

Ellen White fez o seguinte apelo: “Para que a obra possa avançar em todos os ramos, Deus pede vigor, zelo e coragem juvenis. Ele escolheu a juventude para ajudar no progresso de Sua causa. Planejar com clareza de espírito e executar com mãos valorosas exige energias novas e sãs. Os jovens, homens e mulheres são convidados a consagrar a Deus a força de sua juventude, a fim de que, pelo exercício de suas faculdades, mediante vivacidade de pensamento e vigor de ação, possam glorificá-Lo, e levar salvação a seus semelhantes” (Obreiros Evangélicos, p. 67).

Como estão os jovens em sua igreja? Ligados a Cristo e unidos? E você, como vai? O que você pode fazer para crescer espiritualmente e também ajudar outros a renovar sua fé e seu compromisso com a missão? – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA