Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias. Prov. 31:10

Entrou uma noite no camarim quando me aprontava para falar a milhares de pessoas. Chegou com os seus olhos tristes e a “deformidade física” que a atormentava. Foi ela que usou essa expressão. Abriu-me o seu coração e chorou. Contou-me como se sentia feia cada vez que via uma mulher bonita. “Os homens tem pena de mim,” confessou-me, com mágoa reprimida.

Ouvi-a. Às vezes é preciso dizer tudo que está guardado no coração e chorar, para sentir um pouco de alívio. Para não morrer envenenado pela amargura que coroe a alma. “Sonho, como toda mulher, em formar uma família, ter filhos e vê-los crescer, mas estou ficando velha, vendo meu sonho cada vez mais distante,” disse ela.

Não era feia, como pensava. Seus olhos pareciam uma lagoa azul num dia de sol. O sorriso tímido que se esforçava para esconder, se assemelhava a um belo crepúsculo,  asfixiado pelas sombras da autocompaixão.

“Está tudo errado comigo”, disse, referindo-se ao seu corpo. Era verdade. Estava tudo errado. Não com o seu corpo, mas com a sua alma. Pressionada pelos valores que a mídia impõe, vivia prisioneira de seus algozes interiores, que a sentenciavam. “Feia”. Ela media seu valor por padrões estéticos. Ignorava o provérbio de hoje: “Mulher virtuosa… o seu valor excede o de finas jóias.”

O adjetivo, “virtuosa” significa uma mulher de caráter, de força espiritual, de habilidade. Esta não é só uma rosa perfumada que murcha com o tempo, é a rocha que suporta os castigos do mar e do vento e no entanto permanece altiva, segura de que sua beleza, excede os valores efêmeros que os anos se encarregam de apagar.

O capítulo trinta de Provérbios termina dizendo: “Enganosa é a graça, e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.” Temer ao Senhor é buscá-Lo todos os dias. É depender dEle e confiar nEle. Ao viver em comunhão com a fonte da força espiritual, que é Jesus tudo ocupa o seu lugar exato, no panorama da vida. Nada mais  perturba, nem incomoda, nem envenena o espírito. Isto vale também para os homens.

Por isso lembre-se hoje antes de partir para a luta da vida: “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias.”                                              Alejandro Bullón, Janelas para a vida, MM 2007, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA