Não digas ao teu próximo, vai e volta amanhã; então, to darei, se o tens agora contigo. Provérbios 3:28

Por que alguém diria ao seu próximo volta amanhã se tem condições de ajudá-lo hoje? A única razão é que não deseja fazê-lo. Neste caso por que não dizer simplesmente: Não! A resposta deste vizinho, talvez fosse que está usando de delicadeza esperando que o  próximo entenda que não vai ser ajudado e o deixe em paz. Para muitos, esta pode ser uma maneira sutil de livrar-se de um “problema”. Para Deus, é falta de sabedoria. Mais cedo ou mais tarde, a própria pessoa é vítima de sua “esperteza”. Nada destrói a alma mais do que a sensação do dever não cumprido.

Há dois assuntos em questão, no texto de hoje. O primeiro é: Ajude sempre que você puder.  Você será a pessoa mais beneficiada. Era dia caloroso em Samaria quando um peregrino aproximou-se de uma mulher solicitando ajuda: “Dá-me de beber” – lhe disse. A samaritana podia ajudar. Tinha um balde para tirar água e dar de beber a aquele cansado peregrino, mas duvidou, hesitou, argumentou e como está relatado, quase perdeu a grande oportunidade de viver a mais extraordinária experiência  de sua vida. Jesus não estava pedindo água simplesmente porque Ele precisasse. Ele é o dono de todas as fontes das águas. Jesus pediu-lhe de beber porque queria ajudá-la e reafirmar o princípio de que quando você ajuda, você é a pessoa mais beneficiada.

Outro ponto em questão é o fato de pensar que você está sendo gentil quando usa da mentira em nome da “delicadeza”. Se o homem descrito por Salomão no verso de hoje dissesse não, o próximo com certeza procuraria outros caminhos para solucionar o seu problema, mas ao ouvir a falsa promessa a pessoa não é apenas deixada sem ajuda como prejudicada.

Sabedoria não é livrar-se dos problemas da maneira mais “elegante”. Isso é omissão. E a omissão gera um vazio inconsciente que perturba a alma e incomoda a vida.

Este é mais um dia para você. Vai sair por aí, tentando evitar os problemas ou vai fazer  tudo o que vier às suas mãos para fazer? Nada é tão bom como chegar a noite com a consciência do dever cumprido. Faça com a ajuda de Deus deste dia, um dia de realizações. “Não digas ao teu próximo vai e volta amanhã, então, to darei, se tens agora contigo.”   Alejandro Bullón, Janelas para a vida, MM 2007, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA