Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. Neemias 1:4

Em Neemias 1, Neemias (Yahweh confortou), ao saber através de Hanani, um de seus irmãos, a situação precária em que se encontrava Jerusalém, que seus muros estavam derribados, e as portas queimadas, além de que o povo estava em grande miséria e desprezo, chorou, e lamentou por alguns dias, e jejuou e orou perante o Deus dos céus (v.1-4).

Em sua oração, Neemias falou com Deus confirmando as Suas misericórdias, e confessou os seus pecados e o dos filhos de Israel, cometidos contra Deus, em não guardarem os Seus mandamentos, decretos e estatutos, que foram dados por meio de Moisés. Reconhece que a justiça de Deus foi bem aplicada, pois Ele já os havia advertido anteriormente (v.5-9).

Apela a Deus, pois Ele havia dito que se o povo se convertesse a Ele, os traria de volta para Jerusalém: “estes são teus servos e o teu povo que resgataste com teu grande poder e com tua mão poderosa”. Neemias era o copeiro do rei Artaxerxes, e clamou a Deus para que concedesse “que seja bem sucedido hoje o teu servo e dá-lhe mercê perante o rei”. Neemias colocou em seu coração pedir uma licença do cargo para visitar Jerusalém e tentar ajudar na reconstrução da cidade (v.10-11).

Neemias percebeu que o opróbrio de Jerusalém poderia ser removido somente por meio de intervenção real e estava convencido de que teria que ir a Jerusalém a fim de mudar a situação em que estavam. Este era um homem determinado e que buscava sempre a orientação de Deus para fazer a Sua obra. Devemos aprender com Neemias e buscarmos a direção de Deus em todos os momentos de nossa vida.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA