Quando Samuel saiu a Saul, o SENHOR lhe disse: Eis o homem de quem eu já te falara. Este dominará sobre o meu povo. – I Samuel 9:17
O povo desejava um rei, como as demais nações, e dessa forma estavam rejeitando a Deus como o seu rei. (I Samuel 8:6-7). Deus foi buscar esse rei, na tribo de Benjamim, e se valeu do fato de Saul, juntamente com o seu servo, que o acompanhava em suas viagens, terem ido atrás de algumas jumentas de seu pai, que se extraviaram. Saul se destacava entre o povo, não só pela sua altura, mas também por sua beleza (v.1-5).
Não achando as jumentas, e estando próximo de uma cidade onde Samuel estaria, seu servo sugeriu que fossem consultar o profeta para saber sobre as jumentas, mas ao irem a sua presença, o SENHOR, que já havia alertado a Samuel sobre a vinda de Saul, confirmou novamente a ele de que esse era o rapaz que deveria ser ungido como príncipe sobre Israel (v.15-17).
Samuel já havia preparado um lugar de honra para Saul, em um banquete para cerca de trinta pessoas, como também um pedaço especial da coxa, que o cozinheiro logo trouxe para Saul. Samuel, antes que Saul falasse sobre o motivo de sua vinda, avisou-o de que não deveria se preocupar com as jumentas, pois já haviam sido encontradas (v.20-24).
Saul saiu a procura de jumentas e achou o reino. Muitas vezes saímos a procura de alguma coisa aparentemente importante, e Deus nos surpreende com algo muito maior do que imaginávamos. Lembrando que não era plano de Deus que Israel tivesse um rei, mas era um pedido do próprio povo.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA