Então cantarei para sempre louvores ao teu nome, enquanto cumpro meus votos a cada dia. Salmo 61:8
O Salmo 61 é a oração de um exilado que anela desfrutar outra vez a alegria de estar no santuário de Deus. Escrito por Davi, provavelmente quando estava exilado por causa da rebelião de seu filho Absalão.
– Súplica do salmista (v.1-5):
- Ouve, ó Deus, a minha súplica; atende à minha oração. Desde os confins da terra clamo por ti, no abatimento, debilidade, de meu coração, leva-me para a rocha que é alta demais para mim, pois tu me tens sido refúgio e torre forte contra o inimigo;
- Assista eu no teu tabernáculo, para sempre; no esconderijo das tuas asas, eu me abrigo. Pois ouviste, ó Deus, os meus votos e me deste a herança dos que temem o teu nome.
– Oração pelo rei (v.6-8):
- Dias sobre dias acrescentas ao rei; duram os seus anos gerações após gerações. Permaneça para sempre diante de Deus; concede-lhe que a bondade e a fidelidade o preservem;
- Assim, salmodiarei o teu nome para sempre, para cumprir, dia após dia, os meus votos.
Hoje em dia, a maioria dos cristãos tem a possibilidade de ir a igreja para adorar a Deus, mas não sentem esta sede de estar na presença do SENHOR, como o salmista manifesta. Muitos moram a poucas quadras da igreja, mas sempre chegam atrasados. Davi, por estar fugindo de Absalão, sentia falta de participar no serviço e no culto a Deus.