O Espírito do Senhor se apossará de ti, e profetizarás com eles e tu serás mudado em outro homem. – I Samuel 10:6
Em I Samuel 10, o profeta derramou azeite sobre a cabeça de Saul, e lhe disse: Não te ungiu, porventura, o SENHOR por príncipe sobre a sua herança, o povo de Israel? Ainda lhe deu a relação de alguns fatos que confirmariam o que ele estava fazendo, Saul deveria entender que Deus o escolhera para atender os desejos do povo de ter um rei como as demais nações. E o Espírito do Senhor não só fez com que ele profetizasse, como também o transformou em outro homem. Moisés também foi transformado, de um tímido pastor de ovelhas para um libertador que se apresentava sem medo diante de um rei (v.1-6).
Samuel convocou o povo para ungir seu novo rei, pois Deus havia sido rejeitado como rei pelo Seu povo.  Através de sorteios, chegou a tribo de Benjamim, depois a família de Matri, e por fim, chegou a Saul, que estava escondido entre as bagagens. Consultaram a Deus e Ele falou onde estava Saul. Depois da unção e da apresentação do rei para todas as tribos, Samuel ainda explicou ao povo os direitos e deveres do rei. Escreveu-os em um rolo e o colocou diante do Senhor. Depois os liberou para voltarem para suas casas, e Deus tocou no coração de alguns homens, que acabaram formando uma guarda para Saul, mas já se manifestaram os primeiros opositores, filhos de Belial, ou pessoas de mau caráter que se negaram a aceitá-lo como rei (v.17-27).
Uma pergunta que fica no ar é: “Por que Deus escolheu Saul, sabendo de antemão que ele não seria um bom rei?”, e a resposta é que Saul preenchia os requisitos estabelecidos pelo povo para o seu rei, e Deus atendeu seus desejos. Isso se chama livre arbítrio. Quando fazemos escolhas erradas, que não estão em harmonia com a vontade de Deus, precisamos arcar com as consequências dessas escolhas. Estude a Palavra de Deus, e faça as escolhas certas.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA