NÚMEROS 18 – DEVERES E SUSTENTO DOS SACERDOTES E LEVITAS

0
1037

O Senhor disse mais a Arão:”Vocês, sacerdotes, não receberão herança nem propriedade alguma na terra do povo. Eu sou sua propriedade e sua herança entre os israelitas”. – Números 18:20

Em Números 18, Deus fala a Arão sobre a responsabilidade dos sacerdotes e levitas. A porção dos sacerdotes para o seu sustento, e também a dos levitas. A oferta aos sacerdotes, retirada da porção dos levitas.

Todas as responsabilidades dos serviços dos santuários estariam primeiramente sobre Arão e sua família, os sacerdotes, e os levitas seriam os seus auxiliares, mas não poderiam nem olhar nem tocar nas coisas santíssimas, pois senão eles morreriam. Ninguém que não seja autorizado poderá se aproximar (v.1-4).

O serviço sacerdotal foi um presente de Deus para Arão e seus descendentes (v.5-7). Todas as ofertas, as partes que não eram queimadas, pertenceriam aos sacerdotes, por direito perpétuo, e às suas famílias, desde que estivessem cerimonialmente puros, esses poderiam comer dessas ofertas (8-11). Isso incluía também o melhor do azeite, do vinho novo e dos cereais, e as primeiras ofertas das colheitas. (v.12-14).

Todos os primogênitos, do sexo masculino, entre as famílias, e também entre os animais, oferecidos ao Senhor, também seriam deles. Mas, as primeiras crias dos animais impuros poderiam ser resgatados, assim como os filhos dos homens, e o valor era de 5 peças de prata, com base no siclo do santuário (v.15-16).

Os animais considerados puros, não poderiam ser resgatados, mas sim oferecidos ao Senhor, e consequentemente, os sacerdotes teriam a parte deles nas ofertas. Essa era uma aliança eterna e irrevogável entre o Senhor e os sacerdotes (v.17-19). Eles não teriam herança nem propriedade alguma na terra do povo. O próprio Senhor seria a sua herança (v.20).

Para os levitas, o Senhor reservou todos os dízimos de todo o povo de Israel, mas deveriam separar um dízimo de tudo o que recebessem para repassar aos sacerdotes, como oferta deles ao Senhor (v.21-29). Deus ainda deu duas recomendações aos levitas: 1- não permitam que nenhum israelita se aproximasse do tabernáculo, e quem o fizesse deveria ser morto; 2- tomem cuidado para não tratar as ofertas sagradas dos israelitas como se fosse qualquer coisa, pois se assim o fizessem, seriam mortos (v.22, 32).

Deus é um Deus de ordem, e não tem por inocente aqueles que tratam com leviandade as Suas orientações.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA