Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite. Êxodo 13:22

Dediquei 12 anos inesquecíveis de minha vida trabalhando no Ministério Jovem. Durante aquele período, vivi muitos momentos marcantes. Porém, a experiência mais desafiadora foi organizar o III Campori Sul-Americano de Desbravadores, com 20 mil participantes, de 11 a 16 de janeiro de 2005, em Santa Helena, no estado do Paraná.

Durante aqueles dias, Deus mostrou que gosta de acampamento. Gosto de pensar que Ele nos presenteou com uma nuvem semelhante à que acompanhou os israelitas no deserto.

O verão na região da tríplice fronteira entre Paraguai, Brasil e Argentina, onde fica a cidade de Santa Helena, é extremamente quente e com muito risco de chuva. As duas situações eram preocupantes. Muita gente orava a Deus pedindo um cuidado especial durante aqueles dias.

E Deus não falhou. Todas as manhãs, durante o devocional, quando o sol era forte e a temperatura ficava entre 30 e 35 graus, uma nuvem cobria o acampamento. No sábado de encerramento, a presença da nuvem foi
ainda mais forte. Durante a tarde, o céu ficou escuro, indicando temporal. O vento era forte, e o palco, que ficava dentro do lago da hidrelétrica de Itaipu, balançava com força. As barracas precisaram de reforço para não serem danificadas. Todos estávamos em oração e preparados para o pior, mas os ventos passaram, e a chuva não chegou.

As pessoas que estavam hospedadas em cidades vizinhas testemunharam mais de perto o milagre de Deus. Houve tempestade em toda a região ao redor do acampamento. Alguns motoristas tiveram até dificuldade para dirigir, tamanha a intensidade da chuva. Muitos até imaginaram os estragos no Campori ou o cancelamento do programa. No entanto, a nuvem permaneceu sobre o acampamento. Apenas ali a chuva não caiu. Foi um milagre que ficou na mente dos 20 mil acampantes.

Entre outras coisas, essa experiência nos ensina que podemos continuar confiando no cuidado de Deus. Ellen White nos lembra: “Uma coluna de nuvem de dia e de fogo à noite move-se diante de nós, como se movia diante do antigo Israel” (Orientação da Criança, p. 565).

Enfrente seus desafios sem medo, pois o Senhor sempre guiará e protegerá Seus filhos fiéis.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA