Porque sete vezes cairá o justo e se levantará. Provérbios 24:16

As pessoas que fazem história normalmente combinam tanto talento quanto perseverança. O célebre inventor norte-americano Thomas Edison, que acumulou 2.332 patentes de suas invenções no mundo inteiro, declarou, em certa ocasião, que: “Um gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração.” Ao ser questionado sobre os próprios erros, respondeu: “Não falhei dez mil vezes. Tive sucesso em descobrir dez mil jeitos que não funcionam.”

O valor de lutar com perseverança foi destacado por Theodore Roosevelt em seu discurso “A cidadania em uma República”, proferido em Sorbonne, Paris, no dia 23 de abril de 1910. O trecho mais citado do discurso é conhecido como “O homem na arena”, que diz o seguinte:

“Não é o crítico que importa nem aquele que mostra como o homem forte tropeça, ou onde o realizador das proezas poderia ter feito melhor. O crédito pertence ao homem que se encontra na arena, com o rosto manchado de poeira, suor e sangue; que luta com valentia; que erra e tenta de novo e de novo; […] que conhece os grandes entusiasmos e as grandes devoções; que se sacrifica por uma causa nobre; que ao menos conhece, no final, o triunfo de uma grande realização; e que, na pior das hipóteses, se fracassar, pelo menos fracassou ousando grandes coisas; e por isso o seu lugar não pode ser junto àquelas almas tímidas e frias que não conhecem nem vitórias nem derrotas.”

Você e eu também nos encontramos na arena do grande conflito entre o bem e o mal, com sua luta incessante “contra as forças espirituais do mal” (Ef 6:12). Não importa o quanto você seja talentoso ou perseverante; nesta batalha, nossos esforços certamente falharão se não forem fortalecidos e guiados pelo forte poder de Deus. Ellen White afirma que “o segredo do êxito está na união do poder divino com o esforço humano. Aqueles que levam a efeito os maiores resultados são os que mais implicitamente confiam no Braço todo-poderoso” (Patriarcas e Profetas, p. 509).

Deus está nos dando um novo dia. Por favor, não o enfrente com forças humanas. Você necessita de força e orientação divinas em tudo o que fizer e disser. Com Deus como companheiro, você pode ser mais do que vitorioso hoje. Que o Senhor esteja próximo a você em todos os momentos! – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA