Quando vos levarem às sinagogas e perante os governadores e as autoridades, não vos preocupeis quanto ao modo por que respondereis, nem quanto às coisas que tiverdes de falar. Porque o Espírito Santo vos ensinará, naquela mesma hora, as coisas que deveis dizer. Lucas 12:11, 12

Um dos momentos mais dramáticos da Reforma Protestante ocorreu em 1521, na cidade de Worms, Alemanha. As exposições das Escrituras feitas por Martinho Lutero estavam minando a autoridade e os ensinos da Igreja Católica Romana. No dia 3 de janeiro, o papa Leão X excomungou Lutero e, três meses depois, o reformador foi chamado para uma audiência na Dieta de Worms, perante o soberano Carlos V, do Sacro Império Romano-germânico. Lutero chegou à cidade em 16 de abril e, no dia seguinte, compareceu ao concílio. Mostraram-lhe uma pilha de livros e então lhe perguntaram: (1) se reconhecia que eram de sua autoria e (2) se estava disposto a rejeitar seu conteúdo. Depois de concordar que ele próprio escrevera os livros, pediu mais tempo para refletir na segunda pergunta.

No fim da tarde de 18 de abril de 1521, Lutero apareceu novamente diante da dieta e foi confrontado mais uma vez com a segunda pergunta. Depois de explicar que seus livros abordavam diferentes assuntos, fizeram-lhe os seguintes comentários inquisidores: “Martinho, como você pode presumir que é o único a compreender o sentido das Escrituras? Colocaria seu julgamento acima do de tantos homens célebres e alegaria saber mais do que todos eles?”

Após lhe pedirem uma resposta direta, Lutero respondeu: “Já que Vossa Majestade e os senhores desejam uma resposta simples, falarei sem fazer nenhum rodeio. A menos que seja convencido pelas Escrituras e pela razão pura, não aceitarei a autoridade de papas e concílios, pois eles se contradizem. Minha consciência é cativa da Palavra de Deus. Não posso, nem irei me retratar de nada, pois agir de forma contrária à consciência não é certo, nem seguro. Que Deus me ajude. Amém!” (Roland H. Bainton, Here I Stand: A Life of Martin Luther [Aqui Estou: A vida de Martinho Lutero], p. 181-185.)

Nosso mundo pós-moderno deu origem a uma sociedade sem raízes e sem compromisso. São poucas as pessoas hoje dispostas a defender a autoridade das Escrituras, levando em conta as consequências de um posicionamento como esse! Nestes últimos dias, porém, o mundo e a igreja necessitam de mais indivíduos com essa convicção. Você está disposto a ser um deles? – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA