Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos Seus olhos, e deres ouvido aos Seus mandamentos, e guardares todos os Seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois Eu sou o Senhor, que te sara. Êxodo 15:26

Tanto o dom da vida quanto a bênção da saúde são tesouros especiais que devem ser valorizados e preservados da melhor maneira possível. Entretanto, temos a tendência de cuidar dessas riquezas somente quando as doenças nos ameaçam. Nesse aspecto, deveríamos levar mais a sério o provérbio: “É melhor prevenir do que remediar.” Em outras palavras, é melhor evitar uma doença do que curá-la.

Foi durante a década de 1860 que os adventistas do sétimo dia começaram a promover a mensagem de saúde de maneira mais intencional. Algo crucial para esse processo foi a ampla visão que Ellen White recebeu no dia 5 de junho de 1863, na qual lhe foram mostrados os princípios básicos da reforma de saúde. Em 25 de dezembro de 1865, Deus lhe mostrou que a denominação deveria fundar a própria instituição de saúde, na qual poderia aplicar seus princípios com maior consistência. Finalmente, em 5 de setembro de 1866, o Instituto Ocidental de Reforma de Saúde foi inaugurado em Battle Creek, recebendo posteriormente o nome de Sanatório de Battle Creek. Em 1875, o Dr. John Harvey Kellogg ingressou na equipe de funcionários e foi nomeado superintendente médico no ano seguinte, aos 24 anos de idade. Essa instituição se tornou precursora do sistema de instituições de saúde dirigido pela igreja ao redor do mundo.

Por que a igreja administra um sistema hospitalar tão dispendioso? Não seria muito mais fácil apenas realizar milagres de cura, como muitos pregadores populares fazem na atualidade? Os adventistas do sétimo dia creem que Deus ainda é capaz de realizar milagres, assim como fez no passado, porém com muito menos ostentação e publicidade do que alguns líderes religiosos gostam de receber (cf. Mc 1:40-45). Além disso, muitos entre eles apenas “realizam” as curas, sem jamais educar as pessoas para que tenham um estilo de vida saudável.

Se, por um lado, as doenças nem sempre resultam de um estilo de vida pecaminoso (Jo 9:1-3), por outro, muitas são as bênçãos derivadas de um estilo de vida saudável (Êx 15:26). Não nos contentemos em apenas ensinar nossos princípios de saúde aos outros, mas vamos praticá-los em nossa vida também. Nosso discurso precisa receber o apoio de nosso exemplo pessoal. – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA