O que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra. Provérbios 21:21
Se você pegar o avião para Buenos Aires com certeza chegará a Buenos Aires. Não tem como pegar a estrada de Washington para Nova Iorque e chegar a Miami. Este é o conselho bíblico de hoje. Deseja obter vida, justiça e honra? Siga o caminho da justiça e da bondade. Jesus é esse caminho.
Quando Jesus esteve na terra disse um dia: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim” – João 14:6.
Em que sentido Jesus é o caminho? Ele convida você a uma vida de companheirismo diário. Cristianismo é justamente isso, andar com Jesus todos os dias. Desde a hora em que você acorda, cedo pela manhã até a hora em que você adormece. Trabalhando, estudando, comprando e vendendo, fazendo qualquer coisa. Se você tem consciência da presença de Jesus, é um cristão.
A tragédia humana é limitar a vida cristã à uma hora por semana na Igreja ou na melhor das hipóteses, à uma hora de meditação, e oração por dia. Tudo isso é bom, mas, insuficiente para viver uma vida feliz. O segredo é não afastar-se de Jesus um instante, permitir que Ele forme parte das negociações e decisões. Andar permanentemente com Ele.
Como acontece isto? Significa que devemos cair no terreno do misticismo tentando ouvir “a voz de Jesus” ou experimentando sensações sobrenaturais? Não! Jesus guia a vida dos seus filhos através dos ensinamentos de Sua Palavra. Se você não lê, e não medita na Palavra de Deus, como é que Ele vai lhe falar nos momentos de necessidade? A Bíblia é a revelação escrita da vontade de Deus para o ser humano.
O caminho é Jesus, Sua Palavra é a guia. Seguir Jesus é seguir os conselhos bíblicos. Você encontra instruções para as circunstâncias mais difíceis da vida: como educar filhos, como sair das dívidas, como cultivar relacionamentos, enfim.
Faça deste dia um dia de decisões de vida. Consiga uma Bíblia, leia-a, estude-a, vale mais do que uma faculdade ou um título doutoral. Ela é a fonte da sabedoria. E não esqueça: “o que segue a justiça e a bondade, achará a vida, a justiça e a honra”. Alejandro Bullón, Janelas para a vida, MM 2007, CPB