O Senhor rejeitou todos os descendentes de Israel. Como castigo, entregou-os a seus inimigos, até que expulsou Israel de sua presença. II Reis 17:20

Em II Reis 17, Oseias, faz o que era mau perante o SENHOR, mas não tanto como os reis anteriores. A Assíria conquistou Israel, e Oseias pagava tributo para o rei Salmaneser. O rei de Israel parou de pagar tributos à Assíria, e pediu socorro ao rei do Egito. Quando foi descoberto o seu plano, Salmaneser mandou prender Oseias. Depois de 3 anos de cerco e de pressão, finalmente conquistaram Samaria, e levaram cativo o povo para a Assíria (v.1-6).

As causas do cativeiro já haviam sido anunciadas pelos profetas, desde Jeroboão, o primeiro rei de Israel:

  • Pecaram contra o SENHOR, seu Deus e serviram outros deuses;
  • Seguiram as praticas das nações que Deus tinha expulsado de diante deles;
  • Edificaram colunas e postes-ídolos em todas as suas cidades, onde queimavam incenso;
  • Cometeram ações perversas para provocarem o SENHOR à ira;
  • Não ouviram as advertências dos profetas e desprezaram todos os mandamentos do SENHOR, servindo a Baal;
  • Queimaram seus filhos como sacrifício, e venderam-se para fazer o que era mau perante o SENHOR (v.7-17).

Então o SENHOR os rejeitou e os afligiu, e os entregou nas mãos dos despojadores, até que os expulsou da sua presença. Foram deportados para a Assíria, e o rei assírio trouxe outras nações para habitarem em Samaria. Deus ainda mandou leões para intimidarem os novos moradores, e o rei assírio, ao saber do fato, mandou um dos sacerdotes deportados de volta a Samaria, para orientar os novos moradores a verdadeira adoração ao Senhor. Serviam ao Senhor, mas também aos seus deuses (v.18-41).

A que ponto chega o ser humano, e a paciência de Deus para com eles. Tanto O  rejeitaram, que o SENHOR permitiu que outra nação viesse a dominar a Israel e levá-los cativos. Deus apela ao nosso bom senso para que ouçamos o Seu convite e apelo para entregar o nosso coração a Ele, enquanto ainda há tempo.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA