Estou lendo pelo segunda vez este livro, e gostaria de recomendar a leitura a todos, pois esclarece muito sobre o funcionamento do santuário construído por Moisés, e os subsequentes, bem como as atividades do sumo sacerdote e os demais sacerdotes. O autor explica muito bem, esclarecendo duvidas que possam ter surgido em nossa mente.

Este livro é de autoria de M. L. Andreasen, e editado pela Casa Publicadora Brasileira.

Este é o prefácio do livro, escrito pelo próprio autor:

Durante séculos, a presença de Deus na Terra esteve relacionada com o santuário. Por intermédio de Moisés foi dada a primeira ordem: “E Me farão um santuário, e habitarei no meio deles.”- Êxodo 25:8. Terminando que foi o tabernáculo – este foi o primeiro nome que se deu ao primeiro santuário – “a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo” (Êxodo 40:34). A partir daí, Deus Se comunicou com Seu povo “de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho)”, no lugar santíssimo, no segundo compartimento do tabernáculo (Êxodo 25:22).

Como local de habitação terrena de Deus, o santuário deve despertar sempre o mais profundo e duradouro interesse da parte de Seu povo. Quando compreendemos que os serviços efetuados no tabernáculo e, mais tarde, no templo, eram símbolos de um ministério mais elevado no verdadeiro tabernáculo do Céu; que todo o ritual e os sacrifícios todos apontavam para o verdadeiro Cordeiro de Deus, o santuário passa a ter importância ainda maior. Nele é revelado o evangelho.

Bem andarão os crentes ao estudar o santuário e seu ritual. Encerram estes lições preciosas para estudioso devoto. Cristo é apresentado como o grande Sumo Sacerdote, título que, para não poucos membros da igreja, perdeu sua significação. E, no entanto, a missão de Cristo como Sumo Sacerdote é a própria essência do Cristianismo, o coração da obra expiatória.

É esperança e oração do autor que este modesto trabalho possa guiar a alguns, e a muitos quiçá, a uma compreensão mais ampla do que Cristo para eles significa e do que por eles está fazendo; e que possam pelo novo e vivo caminho que para eles consagrou através do véu, acompanhá-Lo ao lugar santíssimo onde agora oficia.

Alguns dos temas abordados no livro: O sistema sacrifical / os santuários de Deus na Terra / o Sacerdócio / a consagração de Arão e seus filhos / ofertas queimadas / oferta de manjares / ofertas pacíficas / ofertas pelo pecado…

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA