Era o dia da preparação, e começava o sábado. […] E, no sábado, descansaram segundo o mandamento. Lucas 23:54, 56

Como o povo de Deus pode guardar apropriadamente o sábado do pôr do sol da sexta-feira até o pôr do sol de sábado (Ne 13:15-22; Lc 23:54; cf. Lv 23:32) em um mundo esférico com tantos fusos horários diferentes? Ao redor do globo, enquanto em algumas regiões as pessoas já estão descansando no sábado, em outros lugares ainda estão trabalhando!

Como vivemos em um mundo redondo, duas questões principais precisam ser resolvidas. A primeira é definir qual é o ponto de referência a partir do qual o tempo deve ser contado. Depois de várias tentativas, no dia 13 de outubro de 1884, a Conferência Internacional dos Meridianos, realizada em Washington, DC, definiu o Meridiano Principal, uma linha reta vertical do Polo Norte ao Polo Sul, passando pelo Observatório Real de Greenwich, em Londres. Com longitude de 0°, o meridiano de Greenwich separa o leste do oeste da mesma maneira que o Equador separa o norte do sul. Assim, o tempo médio de Greenwich (conhecido pela sigla GMT, do inglês Greenwich Mean Time) se tornou o centro de nosso sistema mundial de 24 fusos horários.

Outra questão é onde a transição de um dia para o outro ocorre. Esse dilema foi finalmente resolvido por meio da Linha Internacional de Data (LID), uma linha vertical em zigue-zague que passa pelo meio do oceano Pacífico, a meio mundo de distância do meridiano de Greenwich. Boa parte dela coincide com a linha de 180° de longitude, mas também se desviando para passar em alguns territórios e arquipélagos. Ao atravessar a LID na direção leste, é preciso subtrair um dia; ao cruzá-la na direção oeste, deve-se acrescentar um dia. Essa linha imaginária permite que todos os fusos horários permaneçam em seus respectivos horários reais.

Alguns críticos argumentam que a LID conspira contra a observância do sábado; mas, na verdade, ela afeta todos os dias da semana, inclusive a guarda do domingo. Deus criou um mundo redondo com diferentes fusos horários, e não podemos torná-lo plano. O mandamento para guardar o sábado não requer uniformidade no tempo. Observamos o sábado no momento em que ele começa para nós, a despeito do fuso horário em que nos encontramos. Em todas as partes do nosso mundo esférico, podemos desfrutar as bênçãos divinas reservadas para aqueles que fielmente obedecem ao mandamento do sábado, assim como fizeram os discípulos de Cristo após Sua morte na cruz (Lc 23:54-56).      Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA