Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à Sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, Ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. 1 Pedro 5:10

Não é fácil enfrentar crises. Muitas vezes, elas esgotam as energias, afetam o ânimo e até debilitam a saúde. É assim que a maioria encara as ­situações difíceis. Entretanto, existe outra maneira de enfrentar os problemas. Ellen White nos diz: “As provações da vida são obreiras de Deus para remover de nosso caráter impurezas e arestas” (Beneficência Social, p. 20).

O entendimento do apóstolo Paulo era semelhante. Ele disse: “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte” (2Co 12:10).

Como diz um antigo ditado: “A extremidade do homem é a oportunidade de Deus.” Em momentos assim, podemos aprender lições preciosas, pensar com mais profundidade na vida, valorizar as pessoas, olhar para cima e buscar mais intensamente a Deus. Há uma bênção escondida por trás de cada lágrima. Spurgeon disse: “Aqueles que mergulham no mar das aflições trazem pérolas raras para cima.”

As crises são “obreiras de Deus” também porque confirmam nossa esperança. Profetizadas nas Escrituras como sinais do tempo do fim, elas se cumprem de modo pleno bem diante de nossos olhos todos os dias. Por mais que tudo esteja profetizado, não nos alegramos com o sofrimento. Porém, como povo do Senhor, nos levantamos para servir e compartilhar esperança.

Todo esse cenário difícil nos indica em que altura estamos de nossa jornada para o Céu e que atitude devemos ter. O próprio Jesus recomendou que, quando todas essas coisas estivessem ocorrendo, não deveríamos baixar a cabeça em sinal de lamento, mas levantá-la em sinal de confiança, pois nossa redenção se aproxima (Lc 21:28).

Enfrente as crises com esperança. Quando você permite que elas se tornem “obreiras de Deus”, Ele as usa para “aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar” (1Pe 5:10) seu caráter e preparar você para viver no Céu.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA