Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. João 5:8

Era festa da Páscoa, e Jesus decidiu ir para Jerusalém. Sábado cedo, ao sair para a sinagoga, passou pelo que era considerado o “hospital” público da cidade. Chamado de Betesda, que em hebraico significa casa de misericórdia, era um “hospital” diferente, com cinco pavilhões e uma piscina no centro. Não havia médicos, enfermeiras nem medicamentos. Os doentes acreditavam que quem descesse primeiro às águas movimentadas por um anjo seria curado.

Um homem, paralítico havia 38 anos, estava ali. Ao Se aproximar dele, Jesus foi direto: “Queres ser curado?” (Jo 5:6). O paralítico respondeu apenas que não havia ninguém que o lançasse nas águas. Ele não respondeu à pergunta de Jesus. Precisava somente dizer sim ou não e mostrar o tamanho de sua fé. Por isso, Cristo fez o milagre, colocou a solução nas mãos dele e disse: “Levanta-te, toma o teu leito e anda” (v. 8). O paralítico precisava decidir se aceitaria o milagre ou continuaria deitado pelo resto da vida. Havia recebido a cura, mas precisava colocar forças nas pernas e levantar.

De modo semelhante, quem está paralisado pelo pecado só vivencia o milagre da libertação quando o poder divino e o esforço humano se unem. Você já observou como há pessoas que desejam vencer seus pecados, mas isso não se traduz em atitudes de abandono do erro? Gente assim ouve a Palavra de Deus, mas não a pratica.

Quando enfrentamos as tentações, o Senhor nos dá coragem para agir e as condições para vencer, mas a decisão de recusar o mal é nossa. Não adianta orar se você não assumir uma atitude resoluta de abandonar o pecado. O esforço humano é necessário.

Por outro lado, há aqueles que se apegam apenas à própria força e se esquecem de que o poder para vencer o pecado está em Deus. Nossa participação é importante, mas sozinha não tem valor algum. Sem conexão com o Céu, somos fracos e não temos nenhuma chance contra o tentador e a tentação.

Quer vencer o que tem derrotado você? Busque permanentemente o poder de Deus e decida enfrentar seu ponto fraco. Apodere-se da Palavra de Deus, que pronuncia sua vitória. Creia nela, levante-se e ande pela fé. Agindo assim, pecado algum poderá paralisar você.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA