Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Mateus 6:27

Peter Marshall (1902-1949) contava em um de seus sermões a história de um homem que costumava ir à cidade vender produtos que cultivava em suas terras. Um filho sempre o acompanhava. Certa manhã, carregaram o carro de boi e, com o filho exigindo pressa, começaram a viagem. Ele queria chegar com tempo suficiente para aproveitar melhor as oportunidades de venda. Pedindo calma, o velho esticou-se na carroça, protegeu o rosto com um chapéu e começou a cochilar.

Poucos quilômetros depois, pararam em uma casinha. “Vamos apenas dizer ‘bom-dia’ a seu tio. Moramos perto e raramente nos encontramos”, disse o pai. Depois de uma longa conversa, o homem tomou a direção da carroça, enquanto o filho descansava. Adiante, em uma encruzilhada, rumou em direção à esquerda. “Pai, você sabe que o caminho da direita é mais curto; já perdemos muito tempo”, disse o filho. O pai respondeu: “Mas o da esquerda é mais bonito.”

A noite os alcançou em um lugar que parecia um jardim. “Vamos dormir aqui”, sugeriu o pai. “Dormir?! Pai, estamos perdendo tempo, você parece mais interessado em olhar flores do que em ganhar dinheiro!”, protestou o rapaz. “Obrigado, filho. Esta é a coisa mais bela que você me disse hoje. Tenha calma, você viverá mais”, respondeu o pai. No dia seguinte, ao reiniciar a viagem, encontraram um fazendeiro tentando tirar o carro de um buraco. Sob protestos do filho, o homem disse: “Vamos ajudá-lo. Quem sabe, um dia poderemos estar na mesma situação.” Findo o trabalho, avançaram mais um pouco e, perto da cidade, ouviram um estrondo que pareceu ser um forte trovão. Seguiram-se um intenso clarão e uma imensa nuvem negra. “Chegaremos à cidade debaixo de chuva”, disse o pai, enquanto o filho retrucava: “Perdemos muito tempo.” Novamente o pai aconselhou: “Filho, tenha calma; você viverá mais.”

Finalmente, chegaram ao topo de um morro e, perplexos, olharam por alguns minutos a cidade. Depois, redirecionando a carroça, retomaram o caminho de casa, deixando para trás Hiroshima, devastada por uma bomba atômica. Então, o filho disse: “É verdade, pai. Viveremos mais.”

Ouça o conselho de Jesus: “Não andeis ansiosos pela vossa vida” (Mt 6:25). A ansiedade não resolve problemas. Ao contrário, traz prejuízos mentais, emocionais e físicos. Para viver mais e melhor, deixe suas preocupações no lugar certo: “Lançando sobre Ele [Deus] toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (1Pe 5:7).

Zinaldo A. Santos, De Coração a Coração, MM 2020, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA