Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando. Tiago 4:17

O estadista irlandês Edmund Burke afirmou: “Para o triunfo do mal só é necessário que os homens de bem não façam nada.” A mesma preocupação também impulsionou o ministério de Martin Niemöller (1892-1984), pastor luterano de nacionalidade alemã e teólogo antinazista. A princípio, ele apoiou Hitler, mas logo se tornou oponente aberto da propaganda nazista ariana, do antissemitismo e do controle estatal sobre as igrejas. Ficou preso em campos de concentração de 1937 a 1945 e quase não conseguiu escapar da execução. Morreu em 6 de março de 1984, aos 92 anos de idade.

Niemöller escreveu um célebre poema sobre a covardia dos intelectuais alemães após a ascensão nazista ao poder e o expurgo de grupos específicos que se sucedeu. Ao longo de sua carreira, o pastor luterano criou diferentes versões do poema; porém, a mais conhecida diz o seguinte: “Primeiro eles vieram atrás dos socialistas, mas não os defendi, pois não era socialista. Então vieram atrás dos sindicalistas, mas não os defendi, pois não era sindicalista. Então vieram atrás dos judeus, mas não os defendi, pois não era judeu. Então vieram atrás de mim, e não havia sobrado ninguém para me defender.”

Jesus declarou: “Àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido” (Lc 12:48). Ellen White comentou essa afirmação dizendo: “Seremos considerados individualmente responsáveis por fazer um jota menos do que somos capazes. O Senhor mede com exatidão toda possibilidade para o serviço. As capacidades não utilizadas serão levadas em conta, tanto quanto as que empregamos. Deus nos tem como responsáveis por tudo que poderíamos nos tornar pelo bom uso de nossos talentos. Seremos julgados de acordo com o que nos cumpria fazer, mas que não executamos por não usar nossas faculdades para glorificar a Deus” (Parábolas de Jesus, p. 362, 363).

Aqueles que tentam agradar a todos ao não assumir uma postura clara em questões cruciais podem acabar desagradando a todos e ser deixados de lado sem nenhum apoio. O pecado de omissão significa não se posicionar contra o mal como deveríamos e não agir em favor do bem conforme se espera que façamos. Que o Senhor nos conceda sabedoria e coragem para nos posicionarmos sempre ao lado do que é correto!                          Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA