Então disse Deus: “Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei.” Gênesis 22:2, NVI

Que imagem lhe vem à mente quando você ouve a palavra “idolatria”? Normalmente pensamos em antigas imagens feitas de pedra, metal ou madeira (Is 44:9-20). Entretanto, os ídolos e deuses podem assumir muitas outras formas, tornando-se muito difícil reconhecê-los. Até mesmo coisas boas e pessoas amadas podem se tornar ídolos para nós.

Em 14 de novembro de 2007, eu cheguei à cidade de Canela, Rio Grande do Sul, para participar de um encontro de esposas de pastor de toda a região Sul do Brasil. Minha tarefa era traduzir Sharon Cress, da Associação Geral. Mas não foi tão fácil quanto eu esperava, por causa do conteúdo emocionante de suas mensagens. Uma delas foi sobre o pedido de Deus a Abraão, que sacrificasse seu amado filho Isaque (Gn 22). A pregadora destacou que o motivo para esse pedido foi o fato de Abraão ter transformado o filho em um ídolo que estava substituindo o lugar de Deus na vida do patriarca.

Sharon Cress acrescentou que o Senhor pode fazer o mesmo conosco hoje. É capaz de nos retirar algo ou alguém que amamos mais do que a Ele. Como analogia, Deus faz o mesmo que uma mãe amorosa quando vê seu bebezinho brincando feliz com uma faca afiada na mão. Ela gentilmente abre o punho do pequeno e remove a faca, sabendo que um pouco de sofrimento e frustração para seu bebê pode evitar uma tragédia muito maior.

Essa tocante analogia deveria nos levar a algumas reflexões muito pessoais:O que ou quem são os ídolos de nossa vida? Como podemos reconhecê-los e nos livrar deles? Um ídolo ou um deus é aquilo a que dedicamos nosso mais precioso tempo e nossos mais profundos sentimentos. Pode ser um cônjuge, filho ou amigo. Uma das maneiras de descobrir isso é dando uma olhada no “histórico” de nossas buscas pela internet. No livro Gods at War [Deuses em Guerra]Kyle Idleman diz: “Aquilo que você busca e corre atrás revela o deus que está vencendo a guerra em seu coração.”

O dia de hoje pode representar um novo começo em nossa vida. Podemos limpar aquilo que precisa ser purificado, abrir mão daquilo que necessitamos deixar e realinhar o foco de nossas prioridades. Por isso, entreguemos tudo o que temos e fazemos ao Senhor. Em outras palavras, deixemos Deus ser Deus em nossa vida! – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA