Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. 2 Timóteo 3:15, NVI

educação é a chave mestra que abre duas portas importantes. A primeira é a porta de acesso ao passado, à sabedoria acumulada das gerações anteriores. A segunda é a porta rumo ao futuro, proporcionando esperança para uma vida mais digna. Kofi Annan, ex-secretário-geral das Nações Unidas, sugeriu que o “letramento é uma ponte da miséria à esperança”.

A Declaração Universal de Direitos Humanos (1948), Artigo 26, afirma que “todos têm direito à educação” e prescreve que “a educação fundamental deve ser obrigatória”. Com o propósito de incentivar nações e comunidades a alcançar essa meta, no dia 17 de novembro de 1965 a Unesco estabeleceu que 8 de setembro passaria a ser o “Dia Internacional da Alfabetização”. Mesmo assim, em 2013, ainda havia 774 milhões de adultos – 64% deles do sexo feminino – que careciam de habilidades básicas de leitura e escrita. Em 2015, um relatório das Nações Unidas revelou que mais de 100 milhões de crianças do mundo não estão na escola.

Preocupada com esse problema extremamente sério, a Igreja Adventista do Sétimo Dia publicou uma declaração oficial sobre “Alfabetização”, na assembleia da Associação Geral de 1995, realizada em Utrecht, na Holanda. O documento alerta que “a incapacidade de ler impacta todos os aspectos da vida de uma pessoa – poder de gerar renda, oportunidades de carreira, acesso a informações de cuidados com a saúde e até mesmo a habilidade de educar apropriadamente uma criança. Sem saber ler, poucas portas de oportunidade podem se abrir”.

De uma perspectiva mais religiosa, o documento declarou: “Os adventistas reconhecem uma razão mais vital para compartilhar o dom da leitura. Cremos que a habilidade de ler a Palavra de Deus – as boas-novas da salvação – não deveria ser reservada para poucos privilegiados. Declaramos que todo homem, toda mulher e toda criança deveriam ter acesso às verdades e ao poder enobrecedor da Bíblia.”

Existem pessoas analfabetas perto de onde você mora ou trabalha? Se há, você poderia mobilizar sua comunidade e organizar um ministério a fim de ensiná-las a ler e escrever. Enquanto elas desenvolvem as habilidades de leitura e escrita, você também pode lhes mostrar os ensinos maravilhosos da Palavra de Deus. Ao fazer isso, você construirá pontes de esperança para a vida presente dessas pessoas e também para a eternidade!          Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA