A ti clamo, Senhor, e digo: tu és o meu refúgio, o meu quinhão na terra dos viventes. Salmo 142:5

O Salmo 142 é um apelo ardente pelo auxílio de Deus em tempo de dificuldades avassaladoras. Este salmo foi composto enquanto Davi se escondia numa caverna não identificada.

  • Clamo em alta voz ao Senhor. Derramei a minha queixa perante a sua face; expus-lhe a minha angústia, todos os meus problemas nos mínimos detalhes (v.1-2);
  • Quando o meu espírito estava angustiado, mergulhado no desespero, enfraquecido, então conheces a minha vereda, e sabes como me sinto. No caminho em que eu andava, esconderam-me um laço. Olhei para a minha direita, e vi; mas não havia quem me conhecesse. Refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma, ninguém que se preocupe com o que me acontece (v.3-4);
  • A ti, ó Senhor, clamei: Tu és o meu refúgio, e a minha porção na terra dos viventes. Tu és a minha última chance, minha única esperança! Atende ao meu clamor, por favor; porque estou muito abatido, nunca me senti assim. Livra-me dos meus perseguidores; porque são mais fortes do que eu. Tira-me desta prisão, para que louve o teu nome, para que te agradeça em público. Os justos me rodearão, pois me fizeste bem, derramastes chuvas de bênçãos em minha vida (v.5-7).

Parecia que ninguém estava disposto a reconhecer a amizade com Davi, por causa do perigo envolvido. Embora o presente fosse difícil e pressentisse um futuro infeliz, o salmista aguardava com confiança o tempo de seu livramento. Mas, quando Deus interviu, e o salmista foi libertado, todos os que eram verdadeiros seguidores de Deus ficaram felizes, e se uniram a ele em ações de graça.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA