Sendo, pois, Davi já velho e farto de dias, constituiu a seu filho Salomão rei sobre Israel. – I Crônicas 23:1

Em I Crônicas 23, quando Davi já era bem idoso, nomeou seu filho Salomão rei sobre Israel. Para esse evento, reuniu todos os príncipes, os sacerdotes e os levitas, sendo que estes últimos foram contados, e o número deles era de 38.000 homens com idade superior a 30 anos. Esta contagem foi feita com a finalidade de fazer os arranjos para a realização de todas as obras do reino (v.1-3).

Desse número, Davi separou-os em grupos, e dividiu em turnos de trabalho, sendo:

  • 24.000 para supervisionarem o trabalho no templo do Senhor;
  • 6.000 para ser oficiais e juízes;
  • 4.000 para ser guardas das portas;
  • 4.000 para louvar o SENHOR com os instrumentos que Davi mandou fazer (v.4-5)

Os descendentes de Levi foram separados em três clãs, conforme os filhos de Levi: gersonitas (Gérson), coatitas (Coate) e os Meraritas (Merari). Dos coatitas faziam parte os filhos de Anrão: Arão e Moisés (v.6-27).

A primeira parte do reinado de Davi foi caracterizada pela guerra, mas, durante seus últimos anos, depois ter derrotado seus inimigos, Israel teve paz até o reinado de Salomão. Não seria mais necessário transportar a tenda do Tabernáculo, que seria substituído pelo Santuário que Salomão construiria. A mobília do templo não mais seriam transportadas, em função disso, o cargo deles seria o de assistir os filhos de Arão no ministério da Casa do SENHOR (v.28-32).

Davi era um grande administrador, planejando cada detalhe do reinado de Salomão, da construção do templo, das atividades dos levitas, inclusive remanejando os que não teriam mais funções devido ao templo ficar fixo em Jerusalém. Precisamos ser mais organizados e planejar nossas atividades, buscando em Deus a orientação necessária. Davi separou 4.000 levitas apenas para o louvor ao SENHOR, tanto com instrumentos que ele mesmo criara, como com suas vozes. Para Davi, o serviço no templo de Deus era muito importante.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA