Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida pelos seus amigos. João 15:13

A notícia publicada no dia 9 de janeiro de 2018, no site da rede britânica de notícias BBC, era impressionante: “Gêmeo doa metade da pele para salvar irmão que teve queimaduras em 95% do corpo.” O francês Franck Dufourmantelle, de 33 anos, manipulava materiais químicos perigosos na fábrica onde trabalhava, em setembro de 2016, quando, de repente, houve uma explosão. Ele chegou ao hospital com 95% do corpo queimado e tinha menos de 1% de chances de sobreviver.

No entanto, o prognóstico dado pelos médicos mudou tão logo descobriram que ele tinha um irmão gêmeo, Eric. Ele doou a própria pele para um ousado transplante que salvou a vida do irmão. Franck contou à imprensa francesa que seu irmão “se recusou a aceitar” que ele tinha poucas chances. “Foi Eric quem disse aos médicos que queria me doar sua pele.”

Uma semana depois do acidente, Eric teve pela primeira vez sua pele transplantada ao irmão. Foram ao todo dez cirurgias para implantar enxertos de pele nos quatro meses e meio que passou internado. Ele recebeu finas camadas de pele do couro cabeludo, costas e coxas de Eric; cada uma com cinco a dez centímetros de largura. No total, Eric doou metade de sua pele a Franck.

“Não fiz isso por desespero, mas para termos esperança”, disse Eric, que não se importa com as marcas deixadas em seu corpo pelo procedimento.
“O que eu fiz não se compara com o que meu irmão passou. Para mim, foi como um grande arranhão. Minha pele cicatrizou.”

No início de 2017, Franck deu seus primeiros passos. Hoje, ele faz tratamento em um centro de reabilitação, onde se exercita todos os dias para ­recuperar totalmente seus movimentos, que ainda são limitados.

Seu coração transborda de gratidão: “A pele do meu irmão agora é a minha. Foi um gesto de amor. Devo minha vida a ele. Meu irmão é meu herói.”

Histórias como essa sempre nos ajudam a entender melhor o sacrifício de Cristo. Por mais impressionante que tenha sido a atitude de Eric, ela revela apenas parte do “maior amor”, que Cristo revelou na cruz. Jesus não ofereceu apenas a pele, mas entregou a vida por nós e leva no corpo as marcas que durarão por toda a eternidade.

Aceite o sacrifício de Jesus por você e viva para compartilhar a mensagem de que há esperança disponível para todos aqueles que desejam.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA