Faça tudo que eles pedem, pois é a mim que rejeitam, e não a você. I Samuel 8:7
I Samuel 8 fala sobre as frustrações de Samuel, pois agora já idoso, nomeou seus filhos: Joel (Yahweh é Deus) e Abias (Yahweh é meu pai), como seus assistentes em Berseba, mas eram gananciosos, aceitavam subornos e pervertiam a justiça. Não existe nada mais frustrante para um pai, do que ver que seus filhos não andaram em suas pegadas (v.1-3).
A segunda frustração veio quando as autoridades de Israel vieram a Samuel para discutir esse assunto, e deixaram claro que, por “seus filhos não seguirem o seu exemplo”, queremos um rei como as outras nações. Samuel consultou a Deus, que lhe falou: “Faça como eles pedem, pois é a mim que rejeitam, e não a você”. E o lembrou de quão rebelde eram, desde que os tirara do Egito, sempre buscando a outros deuses. Samuel deveria adverti-los a respeito de como o rei os governaria (v.4-9):
- seus filhos o servirão, tanto no exército como no campo;
- fabricarão armas e equipamentos para a guerra;
- suas filhas terão que fabricar pães e perfumes para ele;
- tirará os melhores campos de vocês, para serem seus;
- 10% de suas colheitas serão para sustentar os seus oficiais e servos;
- tomará seus escravos e o melhor do gado para uso próprio;
- 10% de seus rebanhos serão dele;
- vocês serão escravos dele.
Vocês se lamentarão por causa desse rei, mas o Senhor não lhes dará ouvidos. Mesmo assim, o povo se recusou a ouvir a advertência de Samuel: “Queremos um rei. Seremos como todas as nações ao nosso redor”. Samuel falou sobre a decisão deles ao Senhor, e Ele falou para que fizesse conforme eles pediram (v.10-22).
Como resultado temos: Um pai, cujos filhos não andaram em seus caminhos, mas, sim nos dos filhos de Eli. Um povo, copiando o mundo, não satisfeitos em ser dirigidos por Deus, pedem um rei, conforme Moisés já havia predito em Deuteronômio 17:14. O mundo é feito de escolhas. Escolha servir ao Senhor!