Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa. Êxodo 3:5

Moisés vivia um momento singular. Primeiro se deparou com o milagre de um pequeno arbusto que queimava, mas não era consumido. Em seguida, ouviu a voz de Deus, pronunciada entre as labaredas de fogo. Depois, reconheceu a santidade do Senhor e tirou as sandálias dos pés, aceitando que o solo poeirento do deserto se tornara sagrado, porque Deus estava ali.

Deus é santo e deve ser respeitado como tal. Não podemos perder o senso de Sua grandeza, glória, majestade, soberania, poder e santidade. É verdade que Deus é nosso amigo, porém não devemos nos esquecer de que Ele é o Senhor; merece carinho, mas também respeito e reverência.
O próprio Moisés, quando estava em Sua presença, virava o rosto para não ser consumido por Sua glória. No terceiro mandamento, recebemos a ordem de respeitar o Senhor e Seu nome (Êx 20:7).

No entanto, esse respeito não é automático para a natureza pecaminosa. Precisa ser cultivado. Se quisermos honrar nosso Deus, não devemos:

1. Usar ou mencionar Seu nome de maneira vulgar, em expressões impulsivas ou até negativas.

2. Agir de maneira desrespeitosa dentro da igreja, demonstrando desinteresse ou falta de atenção, e até mesmo usando roupas que não combinem com a santidade do lugar.

3. Atuar de maneira incoerente, assumindo nossa identidade cristã, mas sendo desonestos, desrespeitando os princípios bíblicos ou não demonstrando amor ao próximo.

4. Alimentar orgulho espiritual, tentando manipular o Senhor e usá-Lo para defender os próprios interesses, ou mesmo nos sentir espiritualmente superiores aos demais.

Nosso Deus é santo. Ao se comportar na presença Dele, seja sempre simpático, nunca debochado; alegre, mas não sarcástico; sorridente, sem ser irreverente. Na presença divina, entendemos a real condição humana. Nosso pecado é revelado, e nossas máscaras caem. Porém, Sua misericórdia nos envolve e, em Sua graça, somos restaurados. Por isso, nosso relacionamento com o Senhor deve ser pautado por respeito e amor. Diante da Majestade do Universo, tire as sandálias dos pés. Nunca se esqueça: Deus é santo e justo, mas é também amoroso e cheio de misericórdia.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA