Sara engravidou e deu à luz um filho para Abraão na velhice dele, exatamente no tempo indicado por Deus. Gênesis 21:2
Gênesis 21 fala sobre o cumprimento da promessa de Deus com o nascimento de Isaque. Também fala sobre Hagar e Ismael serem expulsos da casa de Abraão, e sobre a aliança de Abraão com Abimeleque.
O nascimento de Isaque (v.1-7):
O Senhor cumpriu a promessa: Sara engravidou e deu um filho a Abraão em sua velhice, aos 100 anos. Abraão chamou-o de Isaque, e quando tinha oito dias de vida, foi circuncidado, conforme Deus ordenara.
Sara disse: “Deus me fez sorrir, e todos rirão comigo”. E acrescentou: “Quem diria a Abraão que Sara amamentaria filhos?” Além de Isaque (Ele Ri), também Samuel e João Batista, trouxeram alegria para seus pais.
Abraão expulsa Agar e Ismael (v.8-21):
Quando Isaque tinha 3 anos e foi desmamado, Abraão comemorou com uma grande festa. Sara, porém, viu que Ismael, com 17 anos, filho de Abraão com Hagar, ria de Isaque, e disse a Abraão: “Livre-se daquela escrava e do seu filho, porque ele jamais será herdeiro com Isaque”.
Abraão ficou muito preocupado, pois Ismael era seu filho. Mas Deus lhe disse: “Não se perturbe por causa deles. Faça conforme Sara lhe pedir, porque sua descendência será considerada a partir de Isaque. Mas de Ismael também farei um povo; pois é seu descendente (ver Gênesis 16:10)”.
Pela manhã, Abraão pegou alguns pães e uma vasilha de couro com água, entregou-os a Hagar e, tendo-os colocado nos ombros dela, despediu-os. Ela vagou pelo deserto de Berseba, e, quando acabou a água, ela deixou Ismael sob um arbusto e foi sentar-se perto dali e pensou: “Não posso ver o menino morrer”, e chorou. A palavra “pão”significava : diversos alimentos. No odre, de pele de cabra, cabia água suficiente para chegarem ao próximo poço.
Mas Deus ouviu o choro do menino, e Seu anjo disse a Hagar: “O que a aflige? Não tenha medo; Deus ouviu o menino chorar.  Tome-o pela mão, porque dele farei um grande povo”. Então Deus lhe abriu os olhos, e ela viu uma fonte, onde beberam e encheram a vasilha. Deus estava com Ismael. Ele cresceu no deserto de Parã, tornou-se flecheiro, e casou-se com uma egípcia.
A aliança de Abraão com Abimeleque (v.22-34):
Naquela ocasião, Abimeleque, acompanhado de Ficol, comandante do seu exército, disse a Abraão: Deus está contigo em tudo o que fazes. Agora, jura-me, diante de Deus, que não vais enganar-me, nem a mim nem a meus filhos e descendentes. Trata ­a nação que te acolheu como estrangeiro com a mesma bondade com que te tratei. Respondeu Abraão: “Eu juro!” Todos os vizinhos de Abraão sabiam que Deus era com ele. O juramento solicitado por Abimeleque, mostra que ele ficou preocupado com a mentira de Abraão quanto a Sara ser sua irmã. Abraão trouxe ovelhas e bois, deu-os a Abimeleque, e os dois firmaram um acordo.  
Abraão separou sete ovelhas do rebanho, pelo que Abimeleque lhe perguntou: “Que significam estas sete ovelhas que separaste das demais?” Ele respondeu: “Aceita estas sete ovelhas de minhas mãos como testemunho de que eu cavei este poço”. Por isso aquele lugar foi chamado Berseba (poço de juramento), porque ali os dois fizeram um juramento. Abraão plantou uma tamargueira (arbusto de crescimento lento, mas vida longa) em Berseba e ali invocou o nome do Senhor, o Deus Eterno. E morou Abraão na terra dos filisteus por longo tempo.
Apesar da precipitação de Sara e Abraão, Deus cumpriu com Sua promessa ao casal, e nasceu Isaque. Foram obrigados a mandar Hagar e Ismael embora, trazendo muita dor para Abraão, mas Deus cuidou também de ambos, e Ismael foi pai de muitas nações também. Deus cuida de nós, apesar de nossas atitudes precipitadas.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA