UMA FAMÍLIA – MM 2019

0
246

Não sois forasteiros nem estrangeiros, mas […] família de Deus. Efésios 2:19, NVI

Como adventistas, somos uma família, e não apenas uma denominação. Apesar dos desafios culturais, geográficos, financeiros ou qualquer outra limitação, temos o mesmo Pai, fomos salvos pelo mesmo sangue, temos um mesmo nome e vamos para a mesma pátria.

Como seria nossa realidade se cada igreja agisse isoladamente ou fosse independente? Cada “ilha” pensando unicamente em sua realidade e formando um arquipélago que tem em comum apenas o nome? Graças a Deus que, por orientação divina, não seguimos esse caminho. Somos dependentes uns dos outros, e nossas iniciativas são desenvolvidas para atender ao crescimento da igreja em todas as regiões. Nossos recursos financeiros são distribuídos para manter o máximo possível de igualdade e oportunidades para todos, tanto os que estão mais perto quanto àqueles que estão do outro lado do mundo. Somos uma família e não podemos nos esquecer de que a “unidade é a força da igreja” (Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 159).

Entretanto, a unidade tem um preço. Envolve humildade e abnegação de cada um pelo bem de todos e o sacrifício de todos pelo bem de cada um. Afinal, “aquilo que não tem utilidade para o enxame não é útil à abelha” (Marco Aurélio). O apóstolo Paulo deu um grande exemplo dessa visão. Mesmo com seu temperamento forte e suas convicções claras, quando enfrentou uma crise com a igreja pelo tema da circuncisão, 14 anos depois de sua conversão, gastou três semanas viajando 500 km até Jerusalém para dialogar com os demais apóstolos e resgatar a unidade.

À medida que nos aproximarmos da volta de Cristo, surgirão movimentos tentando quebrar os elos dessa corrente. Contudo, Ellen White deixa um alerta: “Alguns têm apresentado o pensamento de que ao nos aproximarmos do fim do tempo, todo filho de Deus agirá independentemente de qualquer organização religiosa. Mas fui instruída pelo Senhor de que nesta obra não há coisa que se assemelhe a cada homem ser independente” (Testemunhos Para Ministros, p. 489).

Nossa missão é muita clara: “A igreja deve levantar-se e resplandecer”
(E Recebereis Poder, p. 152). Esse é nosso desafio profético, mas só vamos ­cumpri-lo se permanecermos integrados como uma família. Faça a sua parte!

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA