NÚMEROS 28 – AS OFERTAS DIÁRIAS, SABÁTICAS, MENSAIS E ANUAIS

0
612

Não deixem de trazer o alimento para as ofertas especiais que vocês apresentam a mim. São aroma agradável que deverão ser oferecidas na ocasião certa. Números 28:2

Em Números 28 Deus orienta Moisés quanto ao calendário anual do tabernáculo, elemento indispensável na relação de aliança com Deus. Somente por meio de ofertas (qorban) sacrificais o povo poderia se aproximar (qarov) de Deus e ter Sua presença consigo (Levítico 2:1; 2 Cronicas 29:5-8; Jeremias 30:21). As ofertas eram estipuladas para seu “tempo determinado” ou “estação” (mo’ed). Se fossem apresentadas fora de tempo, seriam inválidas. Todo o sistema apontava para o “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29).

Este capítulo relembra Levítico 23, que apresenta as festas e os sacrifícios anuais do calendário judaico. Em acréscimo a essas festas, o texto traz os regulamentos sobre o sacrifício diário (v.3-10) e o mensal, marcado pela lua nova (v.11-15). Também fala sobre as festas anuais: Páscoa (v.16-24) e festa das Semanas (v.25-31). As ofertas sabáticas, mensais e a das festas, eram acrescidas a oferta diária, ou seja, além do que deveriam oferecer diariamente, pela manhã e ao entardecer, também apresentariam as demais ofertas nas datas especificadas (v.10, 15, 24 e 31).

Deveriam ter o cuidado de apresentar animais sem defeito, pois apontavam para o sacrifício de Cristo. Deus sempre pede o melhor para nós, pois Ele tem o melhor a nos oferecer. Espera a nossa fidelidade, pois a dEle é inegável.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA