E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1:14, ARC

Paul Harvey Aurandt (1918-2009), popularmente conhecido como Paul Harvey, foi um radialista norte-americano da emissora ABC Radio Networks. Todo 25 de dezembro, ao meio-dia, ele costumava repetir sua parábola moderna de Natal intitulada “O homem e os pássaros”. O locutor contava sobre um homem que não acreditava no mistério da encarnação. Então, para não se sentir hipócrita, ele permaneceu em casa na véspera de Natal, enquanto sua família foi à igreja.

Pouco depois que seus familiares partiram, começou a nevar. Enquanto lia o jornal, o homem ouviu vários sons de batidas. A princípio, achou que alguém estivesse jogando bolas de neve na janela de sua sala. Entretanto, logo viu um bando de pássaros voando desesperados contra a janela, em busca de abrigo. Na tentativa de proporcionar um local quente às aves, ele abriu as portas do celeiro e ligou a luz. Contudo, os pássaros não entraram. Então, foi correndo para casa, pegou migalhas de pão e as espalhou pela neve, fazendo uma trilha até o estábulo aceso. Assim, tentou pegar os pássaros, mas isso também não funcionou.

Por fim, percebeu que, em vez de atrair os pássaros, ele os estava assustando e confundido. E pensou: “Se tão somente eu pudesse ser um pássaro, me misturar com eles e falar sua língua! Então poderia lhes dizer para não terem medo. Mostraria o caminho para o celeiro seguro e aquecido, mas precisaria ser um deles para que pudessem ver, ouvir e compreender.” Naquele momento, os sinos da igreja começaram a bater, espalhando as boas-novas do Natal. Finalmente, o homem entendeu o mistério da encarnação de Cristo, ou seja, que “o Verbo se fez carne e habitou entre nós” para nossa salvação (Jo 1:14).

O mistério da encarnação é muito mais do que Cristo simplesmente Se tornar homem! Deus abriu mão de Seu Filho. “Ao dar Seu Filho, Ele derramou sobre nós todo o Céu em apenas uma dádiva. A vida, a morte e a intercessão do Salvador, o ministério dos anjos, as súplicas do Espírito, a obra do Pai atuando acima de tudo e por meio de todos, o incessante interesse dos seres celestiais – tudo está sendo empregado em favor da redenção da humanidade.” (Caminho a Cristo, p. 20). Se o Pai nos entregou todo o Céu em um presente, por que nos recusaríamos a entregar a Ele toda a nossa vida?

Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA