Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração. Gênesis 6:5

Poucos lugares que visitei me impressionaram tanto quanto o Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau em Oswiecim, no sul da Polônia. Eu estava palestrando em um congresso bíblico para pastores poloneses e, no dia 1o de setembro de 2004, um jovem me levou para visitar o terrível campo de concentração que funcionou ali entre 1940 e 1945. Em cima do portão principal, ainda é possível ler a cruel inscrição: “O trabalho liberta”. Ao longo de toda a visita, não pude conter a tristeza profunda de verificar evidências tão tangíveis daquilo que os seres humanos são capazes de fazer como agentes de Satanás.

Ao chegar a Auschwitz, a maioria dos prisioneiros era incinerada imediatamente nas câmaras de gás, e suas cinzas eram usadas como fertilizante nos campos da região. Inicialmente, aqueles que eram poupados eram fotografados a fim de ser identificados. No entanto, depois de passarem por diversas torturas contínuas, inclusive fome severa e trabalho escravo, a aparência mudava tanto que não conseguiam mais ser reconhecidos. Por isso, o processo de identificação teve de ser substituído pela mera numeração dos prisioneiros. Além disso, algumas das atrocidades mais cruéis que ocorreram ali foram os experimentos médicos e genéticos em seres humanos. Um dos principais objetivos era esterilizar as mulheres eslavas e fazer as arianas conceberem gêmeos. Toneladas de cabelo feminino foram vendidas para as indústrias têxteis fabricarem tapetes e uniformes para os soldados nazistas.

Ao refletir sobre essas e tantas outras atrocidades, a pergunta que fica é: Como isso pode ter ocorrido na metade do século 20, em plena Europa tão culturalmente desenvolvida? Humanamente falando, o nazismo foi a mais trágica mistura entre a filosofia niilista de um Deus morto (propagada por Friedrich Nietzsche) e o evolucionismo, com sua sobrevivência do mais apto, tudo isso em um momento histórico no qual boa parte dos recursos econômicos da Alemanha eram controlados por judeus.

Foi uma expressão prática do governo de Satanás, o qual, segundo ele, era muito “melhor” que o de Deus! É inegável que os seres humanos são pecadores por natureza e, longe do Senhor, tendem a se destruir. Somente Deus tem poder para trazer real estabilidade para o nosso mundo, para nossos círculos sociais e para nossa vida. Por favor, não deixe Deus de fora de nenhum dos seus planos! – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA