Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Tornai-vos para mim e eu me tornarei para vós. E não sejais como vossos pais, aos quais clamavam os primeiros profetas, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Convertei-vos agora dos vossos maus caminhos e das vossas más obras; mas não ouviram, nem me escutaram”. Zacarias 1:3-4

Em Zacarias 1, Deus, através de Seu profeta, faz um apelo para que o povo se volte para ele, e não sejam teimosos como seus antepassados, que, apesar de serem alertados pelos profetas, não deram ouvidos aos seus apelos. Também apresenta a visão dos cavalos e consoladoras promessas são feitas a Jerusalém.

Chamado para voltar ao Senhor (v.1-6):
Em novembro do segundo ano do reinado de Dario, o Senhor deu esta mensagem ao profeta Zacarias, filho de Berequias, neto de Ido: “Eu, o Senhor, fiquei extremamente irado com seus antepassados. Portanto, diga ao povo: ‘Assim diz o Senhor dos Exércitos: Voltem-se para mim, e eu me voltarei para vocês’.
Não sejam como seus antepassados, que não quiseram ouvir nem deram atenção quando os antigos profetas lhes disseram: ‘Deixem seus caminhos maus e abandonem suas práticas perversas’. “Onde estão agora seus antepassados? Morreram há muito tempo, assim como os profetas. Mas tudo que eu disse e ordenei por meio de meus servos, os profetas, aconteceu a seus antepassados. Sim, eles se arrependeram e disseram: ‘Recebemos do Senhor dos Exércitos o que merecíamos. Ele fez o que havia prometido’”.
Um homem entre as murtas (v.7-17):
Três meses depois, no dia 15/2, o Senhor deu outra mensagem ao profeta Zacarias. Numa visão durante a noite, vi um homem montado num cavalo vermelho, parado entre algumas murtas num desfiladeiro. Atrás dele, havia cavaleiros montados em cavalos vermelhos, marrons e brancos. Perguntei ao anjo que falava comigo: “Meu senhor, o que significam estes cavalos?”. “Eu lhe mostrarei”, o anjo respondeu.
O cavaleiro que estava entre as murtas explicou: “Eles são aqueles que o Senhor enviou para percorrer a terra”. Então os outros cavaleiros disseram ao anjo do Senhor, que estava entre as murtas: “Percorremos toda a terra, e ela está em paz”. Quando o anjo do Senhor ouviu isso, disse: “Ó Senhor dos Exércitos, durante estes 70 anos tens estado irado com Jerusalém e as cidades de Judá. Quanto tempo levará para voltares a ter compaixão delas?”.
E, ao anjo que falava comigo, o Senhor respondeu com palavras boas e consoladoras. Então o anjo me disse: “Proclame esta mensagem: ‘Assim diz o Senhor dos Exércitos: Tenho grande zelo por Jerusalém e pelo monte Sião, mas estou extremamente irado com as outras nações que agora vivem tranquilas. Eu estava apenas um pouco irado com meu povo, mas as nações fizeram que ele sofresse muito.
“‘Portanto, assim diz o Senhor: Voltei a mostrar compaixão por Jerusalém. Meu templo será reconstruído e serão tiradas medidas para a reconstrução de Jerusalém’. ‘As cidades de Israel voltarão a transbordar de prosperidade, e o Senhor voltará a consolar Sião e escolherá Jerusalém para si’”.
Quatro chifres e quatro ferreiros (v.18-21):
Então levantei os olhos e vi quatro chifres de animais. “O que significam estes chifres?”, perguntei ao anjo que falava comigo. Ele respondeu: “Estes chifres representam as nações que dispersaram Judá, Israel e Jerusalém”.
Então o Senhor me mostrou quatro ferreiros. “O que estes homens vieram fazer?”, perguntei. O anjo respondeu: “Os quatro chifres são as nações que dispersaram e humilharam Judá. Agora, os ferreiros vieram para aterrorizar, derrubar e destruir essas nações”.

Junto com a promessa de que Jerusalém seria reedificada, também veio a promessa de que as nações que derrotaram o povo de Deus, como punição pelos seus muitos pecados, e os levaram para o cativeiro, se excederam no trato contra Jerusalém e serão punidas. Deus usa das mais diferentes ferramentas para nos manter fiéis à Sua Palavra, mas punirá aqueles que se excederem contra Seus filhos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA