Então todo o povo de Israel que estava ali abandonou Davi e seguiu a Seba. II Samuel 20:2

Em II Samuel 20, um homem perverso chamado Seba, da tribo de Benjamim, se insurgiu contra Davi e, tocando a trombeta, conclamou ao povo de Israel dizendo: “Abaixo a dinastia de Davi! O filho de Jessé nada tem a nos oferecer! Vamos homens de Israel, todos de volta para casa”. E todo o povo de Israel o seguiu, e apenas o povo de Judá permaneceu com o rei Davi (v.1-2).

Quando Davi chegou em Jerusalém, chamou Amasa, para que reunisse todo o exército de Judá para perseguir e matar Seba, o líder de Israel. Como Seba demorasse para cumprir as ordens do rei, Davi acabou pedindo para Abisai levar as tropas para perseguir Seba e acabar com a insurreição. Todos sairam em perseguição de Seba, inclusive Joabe. Este se encontrou com Amasa, seu primo, e o saldou e aproveitou o momento para matá-lo também, antes de perseguir o inimigo (v.3-13).

Enquanto isso, Seba passou por todas as tribos de Israel, incitando-os contra Davi. Quando Seba chegou a cidade de Abel-Bete-Maaca, logo a seguir, Joabe chegou e cercou a cidade. Antes que começasse a batalha, uma mulher sábia, mandou chamar a Joabe e perguntou se os planos dele era destruir a cidade e matar a todos. Joabe disse que isso não aconteceria se ele capturasse Seba. Então a mulher pediu que aguardassem um pouco e a cabeça dele lhe seria entregue. Logo a cabeça foi atirada por cima do muro e Joabe reuniu o seu exército e voltou para Jerusalém (v.14-26).

Os destaques deste capítulo ficam por conta de Seba, que quis ser o novo líder de Israel, e a mulher sábia, que evitou uma batalha ao conversar com Joabe, e cortar a cabeça de Seba e entregá-la para o comandante de Davi. Quando usamos a cabeça ao invés de partir para a luta física, podemos evitar muitas batalhas.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA