Disse Samuel: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de ciros. – I Samuel 15:22
Em I Samuel 1, Saul recebe uma missão, vinda da parte de Deus. O objetivo era testá-lo mais uma vez,pois havia falhado na missão anterior. Deveria destruir todos os amalequitas e nada lhes poupar, pois tinha se colocado contra Israel, quando estes partiram do Egito. Agora Saul tinha um exército, com 210 mil homens. Partiu para a sua missão, e destruiu todos os amalequitas, ou quase todos, pois deixou vivo o rei Agague, e também o melhor do gado (v.1-9).
Deus alertou a Samuel de que Saul não obedeceu a sua ordem, o que fez com que Samuel ficasse triste e clamasse ao SENHOR durante toda a noite. Quando encontrou Saul, foi direto ao ponto: “Por que, pois, não atentaste a voz do SENHOR, mas te lançaste ao despojo e fizeste o que era mau aos Seus olhos?”. Apesar das justificativas de Saul, Samuel replicou com o nosso verso em destaque (v.10-23).
Saul admitiu o erro, e suplicou a Samuel que fosse com ele diante do povo que o aguardava. Samuel disse: “Não voltarei com você! Uma vez que você rejeitou a ordem do Senhor, ele o rejeitou como rei de Israel”.  Quando Samuel se virou para sair, Saul tentou detê-lo pegando na barra de sua capa rasgando-a. Com essa atitude, Saul teve o seu reino rasgado definitivamente pelo SENHOR (v.24-31).
Samuel acompanhou Saul e executou o rei Agague. Depois desses eventos, Samuel foi para Ramá, onde vivia, e Saul foi para Gibeá, e nunca mais voltaram a se ver (v.32-35).
Quando aquilo que Deus definiu como errado parece certo, o individuo pode saber que colocou os pés em terreno proibido e se encontra sem proteção em meio às seduções hipnóticas do tentador. Cegou sua visão espiritual e endureceu o próprio coração. As alegações de Saul não mudaram as alegações de Deus. o SENHOR não mente, nem se arrepende, porquanto não é homem, para que se arrependa (v.29). Pense nisto! Deus não se agrada de sacrifícios, mas sim na obediência de Sua Palavra.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA