Mas, quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos Te dar alguma coisa? Tudo que temos vem de Ti, e demos apenas o que primeiro de Ti recebemos! I Crônicas 29:14

Em I Crônicas 29, Davi, diante da assembléia convocada por ele, para a coroação de Salomão, e para incentivar a todos os presente a também colaborarem com  a construção do templo. Falou sobre o material que já havia acumulado, e também de sua doação particular para essa obra. Então conclamou seus líderes à fazer o mesmo, doando para a construção. “Quem está disposto”, perguntou à multidão reunida, que trouxera suas dádivas liberais, “quem está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?”, e a resposta do povo superou as expectativas, pois além de doarem bastante para a obra, voluntariamente faziam-no e com muita alegria no coração (v.1-9).

Pelo que Davi louvou ao SENHOR perante os olhos de toda a congregação: “Bendito és tu, SENHOR, Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade… Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder… Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos… Bem sei, meu Deus, que tu provas os corações e que da sinceridade te agradas; eu também, na sinceridade de meu coração, dei voluntariamente  todas estas coisas; acabo de ver com alegria que o Teu povo, Te faz ofertas voluntarias… conserva para sempre no coração do Teu povo estas disposições e pensamentos, inclina-lhe o coração para contigo” (v.10-20).

Davi reinou sobre Israel por 40 anos. Morreu em ditosa velhice, cheio de dias, riquezas e glória; e Salomão, seu filho, reinou em seu lugar. Davi viveu uma vida inteiramente direcionada ao serviço de Deus (v.21-30).

Foi Deus que comunicou esta disposição a Seu povo. Ele, e não o homem, devia ser glorificado. Foi Ele que proveu ao povo as riquezas da terra, e Seu Espírito tornara-os dispostos a trazerem suas doações para o templo. Tudo era do SENHOR; se Seu amor não tivesse movido os corações do povo, os esforços do rei teriam sido em vão, e o templo nunca teria sido erigido. (Patriarcas e Profetas, p.809).

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA