Conheço as tuas obras – eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar – que tens pouca força, entretanto, guardaste a Minha palavra e não negaste o Meu nome. – Apocalipse 3:8

Cada “novo ano” traz consigo novas expectativas e desafios. Mas quando o dia 1o. de janeiro foi escolhido para ser o dia de ano-novo? Devemos aos antigos romanos essa ideia. Por razões políticas e militares, em 153 a.C., o Senado romano definiu que 1o. de janeiro seria o início do novo ano. A despeito de algumas divergências, o dia foi mantido tanto no calendário juliano, aceito em 46 a.C., quanto no gregoriano, adotado, a princípio, em 1582, pela maioria dos países católicos e, posteriormente, por outras nações também.

Alguns autores argumentam que o nome “janeiro” (do latim Ianuarius) deriva do termo latino para “porta” (ianua), pois janeiro é a porta do ano. No das portas e portões, dos inícios e transições. Por ter dois rostos, seria capaz de contemplar o passado atrás de si, ao mesmo tempo em que olharia para o futuro. De todo modo, as duas interpretações possíveis expressam a noção de uma abertura para o futuro.

Em contraste com esse antigo deus romano, Jesus Cristo Se apresenta a nós como o “caminho” (João 14:6), o “Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Dim” (Apocalipse 22:13), e Aquele que pôs diante de nós “uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar” (Apocalipse 3:8). Em Sua graça, Ele abriu para nós o caminho de acesso a um novo conjunto de 365 segmentos temporais que chamamos de “dias”.

Estamos apenas começando nossa jornada neste novo ano, e cada dia é um recomeço. Entretanto, não estamos sozinhos. Em Mateus 28:20, Cristo nos prometeu:”E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”; ou, como se encontra na paráfrase A Mensagem: “Eu estarei com vocês… dia após dia após dia, até o fim dos tempos”. Isso quer dizer que Ele estará ao nosso lado em nossos dias ensolarados, mas também nos dias nublados e chuvosos.

Mantenha na lembrança que a vida é apenas uma sucessão de dias, e cada um deles é sua vida em miniatura. Você será exatamente quem é hoje, a menos que ocorra uma mudança. Se essa mudança for necessária, por que não começar agora? Dê o melhor da sua vida por Deus e pela humanidade que necessita de salvação. Com o Senhor, este pode ser o melhor ano de sua vida. Feliz ano-novo! – Alberto R.Timm, Um dia inesquecível, MM 2018

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA