De fato, vocês ouviram falar Dele, e Nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus. Efésios 4:21, NVI

Vários ministérios independentes adventistas do sétimo dia alegam ser os verdadeiros arautos da “mensagem de 1888”. No entanto, como deveríamos entender essa mensagem? Essas afirmações se referem às apresentações e aos debates doutrinários que ocorreram durante a assembleia da Associação Geral em Mineápolis, de 17 de outubro a 4 de novembro de 1888, e também ao longo do Concílio Ministerial, que havia começado uma semana antes. Os assuntos abordados incluíram a identificação dos dez chifres proféticos de Daniel 7, a lei em Gálatas 3 e a justificação pela fé.

Em 5 de agosto de 1888, Ellen White escreveu uma carta aberta aos delegados da assembleia. Ela começou dizendo: “Sentimos a impressão de que este ajuntamento será a reunião mais importante da qual vocês já participaram. Deve ser um período de busca fervorosa pelo Senhor e de humilhar o coração diante Dele. Espero que vocês considerem que esta é a mais preciosa oportunidade para orar e buscar conselho juntos.” Depois, na mesma mensagem, acrescentou: “A interpretação correta das Escrituras não é tudo que Deus requer. Ele ordena não só que conheçamos a verdade, mas também que a pratiquemos, conforme ela é em Jesus” (Carta 20, 1888).

Durante as reuniões, Ellen White endossou as pregações cristocêntricas apresentadas por Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner. Sua ênfase estava muito mais nas mensagens bíblicas apresentadas do que nos mensageiros humanos. Contudo, algumas pessoas interpretam em seu apoio mais do que ela própria intencionava.

Em 19 de junho de 1889, Ellen White abordou o assunto em um sermão pregado na cidade de Rome, estado de Nova York (Manuscrito 5, 1889). Na ocasião, explicou: “Já me fizeram esta pergunta: O que você acha da luz que estes homens estão apresentando? Ora, eu a tenho apresentado a vocês durante os últimos 45 anos – os incomparáveis encantos de Cristo! É isso que tenho tentado colocar na mente de vocês! Quando o irmão Waggoner apresentou essas ideias em Mineápolis, foi o primeiro ensino claro sobre o assunto que ouvi de lábios humanos, com exceção das conversas que tive sobre o tema com meu esposo.”

Para ela, a mensagem de 1888 é, em essência, uma ênfase doutrinária nos “incomparáveis encantos de Cristo” e na “verdade” “conforme ela é em Jesus”, somada a uma profunda experiência pessoal com Ele! – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA