Jeoacaz fez o que era mau perante o SENHOR; porque andou nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel; não se apartou deles. – II Reis 13:2
 
Em II Reis 13, mostra que todos os reis de Israel fizeram o que era mau perante o SENHOR, inclusive Jeoacaz e seu filho Jeoás. Todos tinham o conhecimento da palavra de Deus, e os profetas que os alertavam, como foi o caso de Elias e Eliseu, mas persistiram em andar no erro. Os pecados de Israel, levaram o SENHOR a ira, o qual os entregou nas mãos de Hazael, rei da Síria, e depois de seu filho, Ben-Hadade, seu sucessor (v.1-3).
 
Jeoacaz se humilhou diante do SENHOR, e Ele os libertou do poder dos siros. Mas, mesmo com a intervenção de Deus à seu favor, continuaram nos pecados da casa de Jeroboão. O exército ficou reduzido a 50 cavaleiros, 10 carros de guerra e 10.000 soldados de infantaria. O rei da Síria destruiu o restante (v.4-7).
Com a morte de Jeoacaz, Jeoás assumiu o trono. Nessa época, Eliseu estava muito doente, a beira da morte, e Jeoás foi visitá-lo, e chorou diante do profeta. Eliseu, mandou o rei pegar seu arco e flechas, e atirar uma flecha em direção leste, e o rei o fez. Significava a vitória de Israel sobre os sirios em Afeca. Depois mandou atirar as demais contra a terra. Jeoás atirou três vezes e parou. Eliseu lhe disse que se tivesse atirado todas as flechas, ele consumiria os siros, mas por ter atirado apenas 3, obteria apenas 3 vitórias parciais (v.8-19).
 
Eliseu faleceu e foi sepultado. Em um dia em que faziam um funeral de um israelita, um grupo de saqueadores moabitas chegaram. Os israelitas jogaram o corpo na cova de Eliseu e fugiram. Assim que o corpo desse homem tocou nos ossos do profeta, voltou a vida e ficou em pé. Este milagre demonstra que o Senhor, apesar de todos os pecados de Israel, estava disposto a operar milagres e salvar o povo (v.20-21).
Se servimos a Deus apenas nos momento em que nos interessa, nossas vitórias contra o inimigo, serão parciais. Israel buscava a Deus apenas nos momentos de maior dificuldade, e quando alcançavam os seus objetivos, voltavam para os deuses desse século. Apegue-se a Deus de todo o seu coração, e as vitórias serão certas.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA