Fez Joás o que era reto perante o SENHOR, todos os dias em que o sacerdote Joiada o dirigia. – II Reis 12:2
 
Em II Reis 12, Joás assumiu o reinado de Judá aos sete anos. Era ainda uma criança, mais interessado em brincar com os amigos do que reinar sobre Judá. Mas Joiada, o sumo sacerdote, era o seu tutor, ensinando-o a dirigir a nação segundo a Palavra de Deus. Seu reinado durou 40 anos, e foi muito bom enquanto Joiada viveu. Acabou com a idolatria em Judá, mas não com os sacrifícios e queima de incenso nos altos. Joás também foi o responsável pela reforma da Casa do SENHOR (v.1-5).
 
Joás, depois de 23 anos reinando, precisou repreender os sacerdotes, pois ainda não haviam concluído a reforma do templo. Aparentemente os sacerdotes estavam utilizando o dinheiro arrecadado para outro fim, e não para a restauração do templo. Incumbiu até um escrivão de acompanhar a contagem do dinheiro arrecadado, para que tivesse o destino correto. Agora a obra estava indo bem, e eles nem pediam contas aos homens em cujas mãos entregavam aquele dinheiro, para o dar aos que faziam a obra, porque procediam com fidelidade (v.6-15).
 
Infelizmente, após a morte de Joiada, Joás caiu em idolatria e trouxe sobre si os ataques de Hazael (II Cronicas 24:15-25). Após conquistar Gate, Hazael marchou com seu exército contra Jerusalém, e o venceu. Joás foi ferido (II Crônicas 24:25), e levaram todos os objetos de valor, consagrados ao Senhor pelos  seus pais, e Hazael, rei da Síria se retirou (v.16-18).
Joás, além da idolatria, também mandou matar a Zacarias, filho de Joiada, que o repreendeu pela prática idolátrica. Pelos erros cometidos por Joás, algumas pessoas conspiraram contra ele e o mataram, Seu filho Amazias, foi seu sucessor (v.20-21).
Joás falhou em recordar a bondade de Joiada para com ele. As últimas palavras de Zacarias, filho do sacerdote, antes de ser apedrejado foram: “Que o Senhor veja e vingue”(II Cronicas 24:22), e o nome dos que mataram o rei Joás eram: Jozacar “Yahweh lembrou” e Jozabade “Yahweh retribuiu”. Será uma mera coincidência, ou o cumprimento de uma profecia? Deus não se esquece de seus filhos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA