A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais. Efésios 3:10, NVI

Ao refletir sobre a condição de sua igreja local, que analogia poderia retratá-la da melhor maneira? Por exemplo, Paulo comparou a igreja ao corpo humano com seus vários órgãos e membros (1Co 12:12-31). Outros se referem a ela como um hospital espiritual, com muitos pacientes enfermos. Certa vez, um amigo me contou que sua igreja poderia ser comparada à popular rede de conveniências norte-americana 7-Eleven (sete-onze), pois os membros só iam à igreja no sétimo dia às onze horas da manhã, horário de início do culto.

Numa época em que o cristianismo havia perdido boa parte de sua identidade original, João Calvino (1509-1564) motivou e supervisionou a reforma das estruturas eclesiásticas, educacionais e políticas de Genebra. Ele significou para o mundo de fala francesa aquilo que Lutero representou para a Reforma nos países de língua alemã. O reformador francês morreu no dia 27 de maio de 1564, em Genebra, mas deixou para o cristianismo um legado impressionante de modelo eficiente de organização eclesiástica.

Uma das analogias mais interessantes de Calvino acerca da igreja é a de uma orquestra. Ao comentar o Salmo 135:13, afirmou: “O mundo inteiro é um teatro para a demonstração da bondade, sabedoria, justiça e poder divinos, mas a igreja é como se fosse a orquestra – sua parte mais notável. Quanto mais perto Deus Se aproxima de nós, quanto mais íntima e generosa a comunicação de Seus benefícios, mais atentamente somos chamados a considerá-los.”

Essa declaração deve nos levar a uma profunda reflexão. Imagine por um instante que sua igreja de fato seja uma orquestra. Os instrumentos estão bem afinados? Todos os músicos estão tocando a mesma partitura e no mesmo compasso? E mais: Quão impressionada ficaria a plateia com a música que está sendo executada? De acordo com Mark Dever, “a igreja é o evangelho em forma visível”. Nesse caso, que tipo de evangelho sua igreja local tem tornado evidente?

Sua congregação é a orquestra de Deus para a comunidade na qual se localiza. Talvez você possa analisar hoje algumas estratégias práticas capazes de melhorá-la, a fim de que toque a melhor música, da maneira mais maravilhosa possível. Lembre-se de que Deus não merece nada menos do que nosso melhor!                                                              Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA