Restaura-nos, Senhor, e faze-nos volta para ti! Devolve-nos a alegria que tínhamos antes! Lamentações 5:21

Em Lamentações 5, o profeta Jeremias apresenta uma queixa pungente de Sião em forma de oração. Fala dos sofrimentos atuais e das saudades dos tempos de alegria do passado. Este último poema é uma oração por restauração.

Súplica por restauração (v.1-7):
Lembra-te, Senhor, do que tem acontecido conosco; olha e vê a nossa desgraça, como fomos humilhados. Nossa herança foi entregue aos estranhos, nossas casas, aos estrangeiros. Somos órfãos de pai, nossas mães são como viúvas. Temos que comprar a água que bebemos; nossa lenha, só conseguimos pagando. Aqueles que nos perseguem estão bem próximos; estamos exaustos e não temos como descansar.
Submetemo-nos ao Egito e à Assíria para conseguir pão, para conseguir sobreviver. Nossos pais pecaram e já não existem, e nós recebemos o castigo pelos seus pecados.
Situação de desespero (v.8-18):
Escravos dominam sobre nós, e não há quem possa livrar-nos das suas mãos, nos resgatar. Conseguimos pão arriscando a vida, pois a violência tomou conta do deserto.  A fome nos escureceu a pele, como se tivesse sido queimada no forno. As mulheres têm sido violentadas em Sião, e as virgens, nas cidades de Judá. Os líderes foram pendurados por suas mãos (enforcados); os idosos são tratados com desprezo. Os jovens trabalham nos moinhos; os meninos cambaleiam sob o pesado fardo de lenha.
Os líderes já não se reúnem junto às portas da cidade; os jovens cessaram a sua música. Dos nossos corações fugiu a alegria; nossas danças se transformaram em prantos. A coroa caiu da nossa cabeça. Ai de nós, porque temos pecado! E por esse motivo o nosso coração desfalece, e os nossos olhos perdem o brilho, se embaçam de lágrimas. Tudo porque o monte Sião está deserto, tornou-se morada de chacais.
Restaura-nos (v.19-22):
Tu, Senhor, reinas para sempre; teu trono permanece de geração em geração. Por que te esqueces de nós? Por que nos abandonaste por tanto tempo?  Restaura-nos para ti, Senhor, para que voltemos. Devolve-nos a alegria que tínhamos antes! Ou será nos rejeitaste completamente? Ainda estás irado conosco?

O sofrimento do povo por causa de seus pecados, com a permissão de Deus, trouxe muitos transtornos, a ponto de terem que pagar pela água que bebiam, e conseguir o pão com muita dificuldade. Agora o povo clama ao Senhor para devolver-lhes a alegria que tinham no passado. Clamam para que Deus não os rejeite completamente. Se distanciaram tanto de Deus, que agora o retorno se torna muito difícil, penoso. Mas Deus nunca desampara o Seu povo, apesar de permitir aflições por sua insubordinação. Não há salvação em outro que não o verdadeiro Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA