E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

Em novembro de 2005, eu estava realizando uma semana de oração em Londres e aproveitei para visitar a célebre Abadia de Westminster. Essa grande igreja com cemitério foi construída originalmente em homenagem ao apóstolo São Pedro e consagrada no dia 28 de dezembro de 1065. Ali eu vi o túmulo de vários reis, bem como os de George F. Handel, Sir Isaac Newton, Charles Darwin, David Livingstone, entre outros. Contudo, havia uma sepultura específica que ainda queria encontrar.

Alguns anos antes, eu havia comprado um belo folheto com o título “Comece consigo mesmo”, que trazia as seguintes palavras:

Quando era jovem e livre, e minha imaginação não tinha limites, eu sonhava em mudar o mundo. Quando fiquei mais velho e mais sábio, descobri que o mundo não mudaria, e assim reduzi um pouco os limites de meu ideal e decidi mudar apenas o meu país. Contudo, este também parecia imutável.

À medida que chegava ao crepúsculo, numa última e desesperada tentativa, procurei mudar apenas minha família, aqueles mais próximos a mim, mas ai de mim, eles não mudaram.

E agora, deitado em meu leito de morte, subitamente percebo: se eu tivesse apenas mudado a mim mesmo primeiro, então, pelo exemplo, eu teria mudado minha família. Com sua inspiração e estímulo, eu poderia ter melhorado meu país e, quem sabe até, ter mudado o mundo.

Debaixo da citação dava para ler: “Estas palavras foram encontradas inscritas no túmulo de um bispo anglicano do século 11, na Abadia de Westminster.” Como eu estava lá, queria ver a inscrição. Então abordei dois guias turísticos, mas nenhum sabia nada a respeito. No entanto, um deles sugeriu que eu subisse as escadas e conversasse diretamente com o bibliotecário da abadia. Depois de fazer a mesma pergunta ao bibliotecário, ele respondeu: “Essa declaração não existe.” Então explicou: “Ela foi publicada e popularizada no livro Canja de Galinha para a Alma, volume 1. Mas não existe nenhuma sepultura aqui com essa inscrição.”

A citação acima é repleta de significado, mas devemos nos lembrar de que “nem tudo que reluz é ouro”. Muitas outras citações interessantes já foram erroneamente atribuídas a algumas personalidades. Infelizmente, não se pode levar a sério tudo que os cristãos alegam que a Bíblia diz. Para conhecer a verdade, nós mesmos precisamos investigar as Escrituras.

Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA