Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha. Provérbios 18:13
“A razão pela qual temos dois ouvidos e uma boca é porque devemos ouvir mais do que falar”. Certamente você já ouviu esta frase. Pertence a Zenon, que viveu três séculos antes de Cristo. Era um filósofo grego que valorizava a arte de ouvir.
É triste ver que hoje pouca gente gosta de ouvir. Talvez por isso os psicanalistas têm uma carreira lucrativa. Milhares de pessoas acodem aos consultórios para serem ouvidas. Todos falam, o tempo todo e em todo lugar.
O conselho de Salomão hoje é com relação ao perigo de falar antes de ouvir. Não seja apressado, preste atenção. Não existe substituto para a atenção. Se você não sabe qual é a pergunta completa, o que vai responder? Se você não ouvir a ordem o que vai obedecer?
Aprenda a ouvir. Esta é uma das necessidades prioritárias do ser humano. Ouça a voz de Deus. Pare medite, analise porque as coisas estão indo do jeito que estão indo. Se todo dia parar para ouvir a voz de Deus por quinze minutos, o dia será mais produtivo. A força que vem do Senhor o ajudaria a enfrentar os desafios do dia com coragem.
Coragem não é ausência de medo. O medo sempre estará presente na natureza humana, mas você o encarará e o dominará com a força que recebe de Deus, nesses quinze minutos diários de meditação.
Se pelo contrário, você sai de manhã, correndo para cumprir seus compromissos, sem ouvir a voz de Deus, o resultado, segundo o verso de hoje, será: “estultícia e vergonha”.
Estultícia é tolice, insensatez, incapacidade de fazer as coisas certas. De que vale correr como um louco, de um lado para outro, tentando fazer o máximo, se por causa da estultícia, estraga tudo que realiza?
Faça deste dia um dia de realizações. Não se contente com fazer o seu melhor. Deus está sempre disposto a ajudá-lo a realizar mais do que o seu melhor. A excelência é o alvo daqueles que aprendem a desconfiar de suas próprias forças e depositar toda sua confiança em Jesus.
Que Deus lhe dê um dia de muita atenção e extraordinária produtividade e não esqueça “que responder antes de ouvir, é estultícia e vergonha”.
Alejandro Bullón, Janelas para a vida, MM 2007, CPB