Antes, sede uns para com os outros benignos. Efésios 4:32

Mary V. Thurston foi esposa de Frank Westphal, primeiro pastor adventista no território da Divisão Sul-Americana. Juntos eles tiveram cinco filhos: Carlos, Elena e Ruth, que nasceram nos Estados Unidos, Earl, que nasceu e morreu na Argentina, e Grace, que nasceu no Chile. Por 25 anos, o casal Westphal foi missionário na Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru e Equador.

Os dois investiram seu tempo e suas prioridades na expansão e organização da igreja, bem como no estabelecimento da Educação Adventista. Mary era apaixonada pelas crianças e jovens e se dedicou a eles, especialmente ­preparando-os como missionários.

Durante o tempo em que viveram no Chile, ela fez fortes apelos a amigos norte-americanos para ajudar a Educação Adventista. Em uma de suas mensagens, ela disse: “Eu escrevo essa carta orando ao Senhor para que a use como convite para alguém que esteja esperando por um chamado. Quando o espírito missionário movimenta a igreja, não tenho dúvidas de que muitos encontram um lugar para trabalhar com sustento próprio.”

Logo que o casal chegou ao Chile, Grace adoeceu fortemente, enquanto Frank estava em uma de suas longas viagens. Mary clamou a Deus por ajuda, e o Senhor enviou um médico jovem e talentoso que resolveu o problema. A partir de então, passou a atender a família gratuitamente.

O médico, porém, se envolveu com bebidas alcoólicas. Mary sentiu que precisava ajudá-lo e fez um apelo: “Doutor, por que não deixa este copo maldito? O senhor sabe como cuidar dos outros, por que não ajuda a si mesmo? Se tomar uma decisão, vai conseguir.” Os olhos dele se encheram de lágrimas. “Sim, senhora Westphal, eu gostaria muito; mas, se alguns amigos segurassem minha mão e me animassem, eu conseguiria. Mas os cristãos parecem felizes por me colocar para baixo em vez de segurar minha mão e me tirar dessa situação.” Mary encontrou ali um novo campo missionário.

Que exemplo para nós! Antes de ser missionários em países muito distantes, precisamos ser missionários na vida de pessoas que vivem perto de nós. Não se esqueça: “O amor abrirá caminho por entre barreiras, ao passo que a censura fechará todo o acesso ao coração” (Ministério Pastoral, p. 59).

Quem você pode ajudar e animar hoje? Mais perto do que você imagina, existe alguém precisando de motivação e apoio; não de crítica e condenação.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA