Aonde você for, irei; onde você viver, viverei. Seu povo será o meu povo, seu Deus, o meu Deus. – Rute 1:16

Rute 1 nos relata sobre um período em que Israel era governada por juízes e passava por uma grande fome. Elimeleque (Meu Deus é Rei), morador de Belém de Judá, com sua família: Noemi (Meu Deleite) sua esposa, e Malom (Enfermo) e Quiliom (Definhar), seus filhos, se mudaram para Moabe. Lá, Emileque morreu, e seus filhos se casaram com mulheres moabitas, Rute e Orfa. Dez anos depois, os dois também morreram. Noemi ficou sozinha com suas noras (v.1-5).

Ao saber que Deus abençoou Israel com boas colheitas, Noemi resolveu voltar para Judá. Suas noras se prontificaram a irem junto. Noemi tentou fazer com que elas desistissem, pois não teria condições de gerar filhos para se casarem com elas. Orfa desistiu de acompanha-la e voltou para seus pais. Mas Rute ficou firme na decisão: “Não insista comigo para deixá-la. Aonde você for, irei; onde você viver, lá viverei. Seu povo será o meu povo, e seu Deus, o meu Deus.” Noemi, percebendo a determinação de Rute, desistiu de persuadi-la (v.5-18).

Seguiram viajem juntas, cerca de 120 km até Belém, e ao chegarem, toda a cidade se comoveu por causa delas. Noemi pediu que a chamassem de Mara, “pois Deus tornou minha vida muito amarga. Cheia parti, mas o Senhor me trouxe de volta vazia… Por que me chamar de Noemi se o Senhor me fez sofrer e trouxe calamidades sobre mim?” Era época da colheita da cevada (v.19-22).

Noemi foi uma ótima sogra, pois suas noras queriam acompanhá-la, apesar de ser costume da época, as noras dessem assistência à sogra viúva. Sua influencia ajudou na escolha de Rute em servir ao Senhor: “o seu Deus será o meu Deus”. Precisamos ser uma influência positiva à todos os que nos cercam.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA