Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Mateus 5:44

É fácil tolerar pequenas falhas. O mais difícil é perdoar inimigos ou aqueles que nos causam danos irreparáveis. A baiana Márcia Vita Santos mostrou que é possível seguir o conselho de Cristo.

Mesmo educando o filho Rafael na igreja e no Clube de Desbravadores, ela teve a decepção de vê-lo abandonar os caminhos de Deus aos 15 anos. O menino se envolveu com drogas e acabou preso. O vício do filho lhe causou sérios problemas. Traficantes faziam cobranças em sua porta. Para evitar o pior, Márcia entregava a eles até o dinheiro com o qual compraria alimentos para a família. Com a ajuda dos irmãos de sua igreja, colocou Rafael em um centro de recuperação; mas, três meses depois, ele desistiu.

Rafa Jhow, como era conhecido, acabou se envolvendo com o crime e foi preso várias vezes. Contudo, depois de ser baleado e ficar internado, aceitou que a mãe lhe desse estudos bíblicos. Após três meses, na madrugada de 16 de abril de 2008, Márcia decidiu fazer um apelo ao filho. Ele aceitou; mas, no mesmo dia, acabou sendo assassinado.

Márcia não desistiu. Enfrentou a dor e o sofrimento com amor e perdão. Visitou a mãe do assassino, que estava em depressão, e depois de um ano em oração foi à prisão visitar Tarcísio, que havia tirado a vida de seu filho.

Quando o encontrou, sentiu um amor sobrenatural. Decidiu “adotá-lo” como filho, ofereceu estudos bíblicos e passou a acompanhar sua vida. No entanto, Tarcísio foi morto em 29 de junho de 2016. Márcia acredita que ele já havia aceitado Cristo.

Além de perdoar o assassino de seu filho, Márcia decidiu iniciar um trabalho de evangelização dentro do presídio de sua cidade. Ela transformou a dor em amor, e amor, em missão.

Aprendeu também que quem insiste em não perdoar acaba sofrendo mais que o ofensor. Ela recomenda: “Você só terá paz no dia em que entender
o que é o perdão.”

Permita que Deus toque sua dor com graça, e você experimentará o conforto do Céu. Como resultado, sua vida replicará o ministério de Jesus e até os inimigos serão alcançados por seu amor.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, IASD

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA