Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

Em muitos lugares o dia de hoje é dedicado a exaltar o amor. Por isso, esta data pode ser uma boa oportunidade para avaliar de que maneira estamos construindo nossos relacionamentos. A Bíblia é fundamental na tarefa de edificar relacionamentos felizes e que resistam à prova do tempo. Apesar de não ser específico para casais, o verso de hoje pode ajudar a salvar namoros, casamentos e até outras relações sociais.

Essa passagem das Escrituras tem um conselho e uma lembrança preciosos. O conselho: amor é doação. A lembrança: só Deus é a fonte do amor verdadeiro.

Para Deus, amar de verdade é doar, não receber. Alguém certa vez disse que “amor verdadeiro é fazer o outro feliz, mesmo que você não faça parte dessa felicidade”. É isso mesmo. Amar não é ser beneficiado sempre, mas fazer o outro feliz e, na felicidade dele ou dela, encontrar a própria felicidade.

Esse amor não é normal nem natural, vem apenas de Deus. Ele é a fonte. Ele amou sem receber nenhuma retribuição. Por isso, só Ele é capaz de dar condições de amar e oferecer, sem garantias ou cobranças. É fácil de entender essa realidade quando comparamos os dois tipos de amor.

O primeiro é o amor altruísta. É o amor que dá, busca o bem-estar do outro, move as maiores ações de solidariedade e também as mais profundas expressões de afeição. É o amor Daquele que deu a vida na cruz mesmo sendo injustiçado e maltratado. É o amor que perdoa, tolera e tenta mais uma vez. É o amor que não desiste e acredita que sempre pode haver uma nova oportunidade para ser feliz.

O segundo é o “amor” falso, egoísta. É o sentimento que deseja receber cada vez mais. Cobra, exige, reivindica, critica. É o “amor” do eu. O pai desse sentimento é o mesmo que disse: “Eu subirei ao Céu, eu serei como Deus, eu, eu, eu…” (ver Is 14:12-14).

Para Ellen White: “A causa da divisão e da discórdia na igreja e na família é a separação de Cristo” (O Lar Adventista, p. 179). Quando Deus é deixado de lado, o inimigo assume o comando, e os danos começam a aparecer. Quer ter um relacionamento feliz? Busque ao Senhor e se preocupe em oferecer e não em receber. Deus sempre cuidará do resto.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA