Se vocês desejam de todo o coração, voltar ao Senhor, livrem-se de seus deuses e imagens. Tomem a decisão de obedecer somente ao Senhor; então ele os livrará das mãos do inimigo. I Samuel 7:3

I Samuel 7 começa com os homens de Quiriate-Jearim levando a arca do Senhor de Bete-Semes para a casa de Abinadabe, provável parente de Arão, que consagrou seu filho Eleazar para cuidar da arca do Senhor. Ela ficou nesse local por 20 anos. E todo o Israel se lamentava á espera de alguma ação do Senhor (v.1-2).

Então Samuel reuniu o povo em Mispá e disse: “Se de fato, desejam de todo o coração voltar ao Senhor, livrem-se de seus deuses e imagens, voltem o coração ao Senhor e obedeçam somente a ele; então Ele os livrará das mãos dos filisteus”. A resposta do povo foi positiva, pois se desfizeram das imagens que adoravam e serviram somente ao Senhor. Se humilharam, jejuaram e confessaram seus pecados contra o Senhor. Samuel assumiu oficialmente como juiz diante de Israel (v.3-6).

Ao saberem da reunião em Mispá, os filisteus foram com seus exércitos para lá, prontos para a guerra. Os israelitas temeram e pediram que Samuel clamasse ao Senhor. Ele ofereceu um cordeiro em holocausto ao Senhor, e suplicou em favor de Israel e a resposta veio quando O Senhor falou do céu com voz poderosa de trovão, provocando pânico entre os filisteus, e eles foram derrotados diante dos israelitas (v.7-11).

Samuel colocou uma pedra grande entre Mispá e Jesana e a chamou de Ebenézer: “Até aqui o Senhor nos ajudou!” Durante toda a vida de Samuel ele julgou Israel e a mão de Deus esteve contra os filisteus, que devolveram todas as cidades tomadas dos israelitas. Anualmente ele saia para julgar o povo de Israel em Betel, Gilgal e em Mispá. Então voltava para sua casa em Ramá. Lá ele construiu um altar ao Senhor (v.12-17).

Foram necessários 20 anos, período da arca na casa de Abinadabe, para que o povo percebesse que a idolatria não compensava. O arrependimento e a humilhação diante de Deus, sob a orientação de Samuel, fez toda a diferença.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA