Falava-lhes ainda, quando chegou Raquel com as ovelhas de seu pai; porque era pastora. Gênesis 29:9

Jacó encontra Raquel e Labão em Padã-Arã (v.1-13):
 
Em Gênesis 29, após 3 semanas de viagem, cerca de 700 km, Jacó chegou a Harã. Viu um poço no campo e três rebanhos de ovelhas perto. Jacó perguntou aos pastores: “De onde são vocês?”, disseram: “Somos de Harã”. “Conhecem Labão, neto de Naor?”, perguntou-lhes Jacó. Eles responderam: “Sim, nós o conhecemos, e ali vem sua filha Raquel com as ovelhas.”
 
Jacó perguntou-lhes: “Por que não dão de beber às ovelhas?”, “Enquanto os rebanhos não se agruparem, a pedra não será removida”. Então chegou Raquel com as ovelhas. Jacó removeu a pedra do poço e deu de beber às ovelhas de Raquel. Depois Jacó beijou Raquel, chorou, e contou-lhe que era filho de Rebeca. E ela foi correndo contar tudo a seu pai.
 
Labão correu ao seu encontro, abraçou-o e o beijou. Depois, levou-o para casa, e Jacó contou-lhe tudo o que ocorrera. Então Labão lhe disse: “Você é sangue do meu sangue”, e o hospedou como quando da chegada de Eliézer, 97 anos antes.
 
Jacó trabalha para casar com Raquel (v.14-20):
 
Após um mês Labão lhe disse: “Não trabalharas de graça para mim. Diga-me o teu salário”. Labão tinha duas filhas; Lia, a mais velha, e Raquel, que era bonita e atraente. Jacó disse: “Trabalharei sete anos por Raquel”. Labão respondeu: “Prefiro dá-la a você do que a outro homem”. Jacó não tinha outra maneira de pagar o dote usual.
 
Lia e Raquel (v.21-30):
 
Após os 7 anos Jacó disse a Labão: “Entregue-me a minha mulher. Cumpri o prazo previsto e quero me casar com ela”. Labão deu uma festa de casamento. Mas a noite trocou a noiva, deu Lia a Jacó, e ele deitou-se com ela. Labão entregou Zilpa à sua filha, para ajudá-la, Ao amanhecer, Jacó viu que fora enganado e irado disse a Labão: “Que me fizeste? Trabalhei 7 anos por Raquel, por que me enganaste?” Labão respondeu: “Aqui não damos em casamento a filha mais nova antes da mais velha. Deixe passar a semana de núpcias e lhe daremos também a mais nova, em troca de mais sete anos de traba­lho”. Jacó concordou. Após os 7 dias Labão lhe deu Raquel por mulher, junto com sua serva Bila. Jacó deitou-se com Raquel, sua preferida. E trabalhou para Labão outros sete anos. O enganador foi enganado, mas não reclamou por amor a Raquel.
 
Os filhos de Jacó (v.31-35):
 
Como Lia era desprezada, o Senhor concedeu-lhe filhos, mas Raquel era estéril. A cada filho, Lia dizia uma frase:
  1. Rúben (veja, um filho) – O Senhor viu a minha aflição;
  2. Simeão (ouvindo) – O Senhor ouviu o quanto era desprezada;
  3. Levi (união) – Agora se unirá mais a mim o meu marido;
  4. Judá (louvado) – Esta vez louvarei o Senhor.

Então Lia parou de ter filhos. Jacó a desprezava por ela ter concordado com o plano de seu pai. 

Jacó enganou a seu irmão e seu pai, e agora é enganado por seu tio, Labão. Trabalhou 7 anos por Raquel, e na noite de núpcias, recebe a irmã mais velha, Lia, como esposa. Teve que trabalhar mais 7 anos por Raquel. Aquele que tinha obtido vitórias com seus enganos, agora era enganado e por 14 anos trabalhou de graça para seu tio. Quando permitimos que Deus dirija a nossa vida teremos alegres surpresas, mas quando fazemos do jeito que achamos melhor, as surpresas podem não ser das mais agradáveis. Jacó tem duas esposas, um lar cheio de desavenças entre as irmãs, praticando a poligamia, coisa que seus pais, Isaque e Rebeca, de forma alguma haviam o ensinado.  Permita que Deus dirija a sua vida em todos os detalhes.
 

uando

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA